Terça-Feira - 21 de novembro de 2023
FHO neutraliza o impacto de eventos institucionais com o plantio de 400 mudas de árvores na Floresta Alberto Löfgren

A ação do projeto de extensão Carbono Zero envolveu mais de 100 alunos, professores e membros da Direção.

No último sábado, dia 11, o Projeto Carbono Zero da FHO promoveu o último encontro de 2023, com o plantio de 400 mudas de árvores nativas e o envolvimento de mais de 100 alunos, professores e membros da Direção. A ação foi realizada na Floresta Alberto Löfgren, localizada em frente ao Centro Ambiental FHO/AEHDA, dando continuidade ao projeto de florestamento e conservação ambiental da área, que vem recebendo novas mudas plantadas pela Fundação Hermínio Ometto desde o ano passado.

Esta edição teve o objetivo de neutralizar os gases de efeito estufa emitidos por 17 eventos institucionais e dos cursos, reduzindo o impacto da Instituição no meio ambiente. Os eventos foram realizados nos meses de outubro e novembro: a Feira das Profissões, o Congresso Científico PIC-PIBIC, a SIPAT, e os workshops e semanas acadêmicas dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Engenharia, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Núcleo de Negócios, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.

O plantio contou com a presença do Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes; do Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Junior; do Presidente da AEHDA, Sr. Adilson Bonatto; do Coordenador do Escritório de Sustentabilidade, Prof. Me. Marco Antonio Alves de Souza Junior; das professoras Dra. Raíssa Silveira de Farias, Dra. Cintya Aparecida Christofoletti e Ma. Rafaela Manchin Bertolini; e dos alunos do 1º ano que estão realizando a disciplina de Sustentabilidade nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Química, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação.

Sobre a neutralização do Carbono

A neutralização de gás carbônico (CO2) é uma técnica utilizada para compensar a liberação de Gases do Efeito Estufa (GEE). A forma mais comum de neutralizar CO2 é por meio do plantio de mudas, pois as plantas captam o gás carbônico do ar para realizar a fotossíntese. Assim, realiza-se o cálculo de CO2 emitido pelo evento, principalmente por meio dos veículos utilizados pelos participantes no seu deslocamento, e a partir deste valor calcula-se o número de mudas necessárias para o sequestro do CO2 emitido. Estima-se que, em média, uma árvore é capaz de sequestrar 140 kg de CO2 em 20 anos. Clique no infográfico a seguir para saber mais sobre o projeto.