COMUNIDADE E EXTENSÃO
Integração Comunitária

Nos anos 60, 70 e 80, quando a participação dos estudantes no cenário político e econômico do Brasil era latente, o Projeto Rondon era sinônimo de sucesso, envolvendo cerca de 350 mil universitários. O objetivo era levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e a participar de seu processo de desenvolvimento.

O projeto foi extinto em 1989, mas a vontade de resgatar o trabalho que, no passado, fora abraçado com força pelos estudantes ressurgiu nos últimos anos. Assim, por iniciativa da UNE (União Nacional dos Estudantes) em parceria com o Governo Federal, o Projeto Rondon é retomado em 2005.A nova fase do Projeto Rondon origina-se de uma proposta, encaminhada pela União Nacional dos Estudantes ao Exmo. Sr. Presidente da República em novembro de 2003, no sentido de reativar o projeto original.

Para viabilizar essa proposta, foi criado, em março de 2004, um Grupo de Trabalho Interministerial, composto por representantes do Ministério da Defesa, ao qual coube coordenar a implantação do novo projeto, do Ministério da Educação, do Ministério da Integração Nacional, do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério do Esporte, do Ministério do Meio-Ambiente e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O projeto Rondon tem como objetivo apresentar à juventude universitária a realidade deste país continental, multicultural e multirracial, proporcionando-lhe a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social e econômico de diversas regiões brasileiras.

Inspirado em princípios consagrados pelo Marechal Rondon, o projeto caracteriza-se por concentrar os esforços do Governo Federal e das Instituições de Ensino Superior, por meio de alianças com as comunidades, na busca de soluções participativas e emancipadoras, que contribuam para o desenvolvimento local sustentável e ampliem o bem-estar comunitário.

Dessa forma, o Projeto Rondon contribui para a formação do universitário como cidadão; integra-o ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolida seu sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, além de incentivá-lo à produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas. Em parceria com o Governo Federal, a Fundação Hermínio Ometto, por meio da FHO, participa do Projeto Rondon, desde 2005 atuando semestralmente em diversas operações pelo Brasil. Em cada equipe são selecionados 02 docentes e 08 acadêmicos para atuar no projeto proposto. Em anos anteriores, equipes da FHO, somando 38 professores e 144 acadêmicos, atuaram em 20 municípios, pertencentes aos Estados do Rio Grande do Sul, Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Pará, Pernambuco, Sergipe, Paraná e Rio Grande do Norte.

Esta aliança contribui para a formação cidadã do universitário; integra-o ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas em todo o país; consolida seu sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, além de incentivá-lo à produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

O Trote Solidário iniciou-se em 2005, com o objetivo de conscientizar os alunos da importância da doação e trabalho em equipe, além de incentivar o espírito altruísta e a prática social da não-violência.

Tem por finalidade substituir o Trote Tradicional imposto aos alunos calouros das instituições de ensino superior. A FHO repele veementemente este ato, conforme estabelecido em seu Regimento Geral, realizando ação social de arrecadação de itens como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, de limpeza e material escolar, que serão posteriormente doados às Entidades de Promoção Social da cidade de Araras.

Acreditamos que o Trote Solidário, na qualidade de ação social, demonstra o cumprimento do papel da Universidade na educação para o exercício da cidadania ativa e consciente. Por meio do Trote Solidário, nossos alunos e futuros profissionais, assumem, diante da sociedade, a compreensão de seu papel na construção da história bem como o resgate de valores e virtudes humanas muitas vezes tão esquecidos.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Terça-feira
33°C
22°C
Chuva: 67% (20 mm)
Menu Acessibilidade