PESQUISA
Centro de Experimentação Animal - CEA

O Centro de Experimentação Animal "Professor Doutor Luiz Edmundo de Magalhães", inaugurado em abril de 2008, é o local destinado a manutenção de animais destinados a experimentação científica na FHO. Com uma área útil de 230 m2, o prédio foi construído dentro das mais rigorosas condições sanitárias visando abrigar roedores de diferentes espécies e modelos experimentais. Atualmente, é um setor de referência para a condução dos experimentos de iniciação científica e pós-graduação na Instituição, atendendo aos diferentes cursos na execução dos protocolos dentro das normas éticas no cuidado e uso de animais de laboratório.

Estabelecer procedimentos de boas práticas para manutenção de animais de laboratório, a fim de garantir organização dos registros e a distribuição dos mesmos, prevenindo a sobreposição de atividades ou falta delas, além de manter as condições higiênico-sanitárias dos espécimes fornecidos para pesquisa e ensino e orientar os estudantes e docentes no aproveitamento máximo dos mesmos.

• Coordenação

• Pesquisadores da área de Ciências Biológicas e da Saúde

• Corpo técnico de apoio

Princípios Éticos na Experimentação Animal

• Todos os animais utilizados com propósitos experimentais devem ser adquiridos legalmente. Os padrões para cuidados devem estar de acordo com as leis locais, estaduais ou federais e com regulamentos institucionais como, por exemplo, Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

• As instituições de ensino superior devem apoiar a CEUA na orientação quanto ao uso e cuidados na experimentação com animais. Essa orientação pode ter como base as recomendações do SBCAL - COBEA (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal), ILAR (Institute for Laboratory Animal Resources), ICLAS e FELASA que são órgãos internacionais sobre a ciência de animais de laboratório.

• Apenas a pessoas treinadas e/ou sob a supervisão direta de profissional qualificado poderá executar experimentos envolvendo animais vivos.

• Devemos ter em mente que os animais de laboratório são mantidos em cativeiro e isso nos torna responsáveis por seu conforto, manutenção das condições sanitárias, tratamento e alimentação apropriados.

• A CEUA oferece especial atenção na orientação dos pesquisadores quanto ao uso de drogas adequadas visando minimizar o desconforto ou a dor dos animais, garantindo analgesia, sedação ou anestesia durante os procedimentos experimentais.

Legislação

Lei nº 11.794, de 08.10.2008 - Regulamenta os procedimentos para o uso científico de animais.

Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009 - Dispõe sobre a composição do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA.

Requisição de animais - Destinado aos pesquisadores. Após a aprovação pela CEUA, os pesquisadores responsáveis deverão solicitar ao CEA a aquisição de animais para seu projeto experimental. Favor providenciar o preenchimento do formulário e enviá-lo aos cuidados do coordenador - Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto (marcelosquisatto@fho.edu.br).

Autorização para acesso dos alunos ao CEA - Todos os alunos que irão realizar experimentos junto ao CEA deverão preencher previamente o formulário de autorização, especificando os dias e horários que irão frequentar o laboratório, colher assinatura do pesquisador/orientador responsável e protocolá-lo junto a recepção da Secretaria Geral para as devidas providências.

Desde 2016, todos os alunos que desejarem participar de projetos de pesquisa que envolvem a manipulação de animais devem frequentar previamente o curso de ""Manejo de Animais de Laboratório". O referido curso tem como objetivo capacitar alunos em todos os níveis (graduação ou pós-graduação) para a realização de procedimentos experimentais que incluam o uso de animais, tais como: princípios éticos, manipulação, controle da saúde e bem-estar animal, anestesia e analgesia, biossegurança, eutanásia, além de conhecer diferentes modelos biológicos.

Como o curso é obrigatório, novas turmas são oferecidas anualmente no primeiro semestre de cada ano. A carga horária total é de 30 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, e o número de vagas é limitado, exigindo inscrição prévia.

Para mais informações entrar em contato com a secretária do CEA, Sra. Deborah Michetti Marchi (deborahm@fho.edu.br) ou com o coordenador Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto (marcelosquisatto@fho.edu.br).

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Terça-feira
33°C
22°C
Chuva: 67% (20 mm)
Menu Acessibilidade