PESQUISA
Revista Científica da FHO

Edição Atual e Edições Anteriores

Clique para acessar a plataforma

Informações Gerais

Revista Científica da FHO | Fundação Hermínio Ometto é um periódico técnico-científico eletrônico de caráter multidisciplinar que tem por objetivo disseminar as comunicações técnicas e difundir as experiências resultantes dos diálogos entre pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação que atuam em diferentes áreas do conhecimento de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Publica contribuições técnicas inéditas em diferentes áreas, nos idiomas português e inglês, que são avaliadas (revisão anônima) pelos pares. A revista conta com avaliação dupla e, se necessária, tripla. As avaliações dos artigos são realizadas pelo Corpo Editorial e por consultores externos. Todos os avaliadores são especialistas nos assuntos apresentados pelos autores.

As normas utilizadas neste periódico baseiam-se nas orientações na última edição da ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Revista Científica da FHO | Fundação Hermínio Ometto (ISSN: 2318-440X) é publicada exclusivamente em ambiente virtual e tem acesso aberto por meio do seu endereço eletrônico.

Endereços para contato

Corpo Editorial

Submissão dos Artigos

Os artigos devem ser encaminhados ao editor da revista juntamente com a Carta de Submissão do Artigo. O envio do trabalho deve ser feito via e-mail. O artigo deve ser encaminhado em dois arquivos Microsoft Word 6.0 (ou superior), sendo um deles contendo a folha de rosto com o título do trabalho, autores, filiação, endereço, resumo, palavras-chave, abstract e key-words e, o outro, no mesmo formato e conteúdo, mas omitindo os autores, filiação e endereço na folha de rosto.

O endereço de envio dos artigos é:
Editor-chefe: Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto - e-mail: revistacientifica@uniararas.br

Normas para os Autores

1.1 - A Revista tem publicação anual, em fluxo continuo de artigos, sendo a divulgação dos manuscritos feita em português ou inglês.

1.2 - Os artigos enviados para publicação devem ser originais, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico (meio impresso e/ou eletrônico). A revista terá os direitos autorais reservados sobre o trabalho publicado, em português ou inglês, sendo permitida a sua reprodução ou transcrição com a devida citação da fonte.

1.3 - Os trabalhos que envolvam seres humanos e animais, incluindo órgãos e/ou tecidos isoladamente, bem como prontuários clínicos ou resultados de exames clínicos, deverão estar de acordo com as resoluções vigentes no país e serem submetidos a aprovação prévia de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA) devidamente credenciados. É necessário anexar na seção “Material e métodos” uma sentença que afirme a aprovação do trabalho pelo CEP ou CEUA, incluindo seu número de registro.

1.4 - Os autores devem assinar uma Carta de Submissão do Artigo a Revista, ou seja, um documento apresentando o artigo (título do artigo e autores). Nessa mesma carta deve constar que os autores assumem a responsabilidade pelo conteúdo e pela originalidade do trabalho e transferem os direitos autorais para a revista em caso de aceite do artigo. A carta deve ser assinada preferencialmente por todos os autores, ser digitalizada (formato PDF) e enviada via e-mail juntamente com o trabalho. Artigos enviados sem a carta de submissão serão imediatamente devolvidos.

Os artigos devem ser encaminhados ao editor da revista juntamente com a Carta de Submissão do Artigo. O envio do trabalho deve ser feito via e-mail. O artigo deve ser dividido em dois arquivos Microsoft Word 6.0 (ou superior), sendo um deles contendo a folha de rosto com o título do trabalho, autores, filiação, endereço, resumo, palavras-chave, abstract key-words e, o outro, no mesmo formato e conteúdo, mas omitindo os autores, filiação e endereço na folha de rosto.

1.5 - Após o recebimento dos trabalhos, o Editor ou Membro do Conselho Editorial, realizará uma revisão inicial e em caso de aprovação os artigos serão encaminhados para apreciação de revisores externos. A AVALIAÇÃO EXTERNA SERÁ FEITA, SIMULTANEAMENTE, POR DOIS ESPECIALISTAS. Essa avaliação poderá resultar nos seguintes pareceres: RECUSADO, ACEITO SEM ALTERAÇÕES e ACEITO COM ALTERAÇÕES. No caso desse último, o editor concederá um novo prazo para que as correções sejam feitas e retornadas à revista.

Apresentação dos artigos

2.1 - Os manuscritos devem ser configurados em página de tamanho A4 em fonte Times New Roman corpo 12 pontos, com espaçamento duplo, margens laterais de 3 cm e margens superior e inferior com 2,5 cm. O manuscrito de artigos originais deve conter introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências em no máximo 20 (vinte) laudas (incluindo folha de rosto) com 25 (vinte e cinco) linhas cada. As figuras, gráficos, tabelas e quadros deverão também estar inseridos no texto, juntamente com suas legendas e títulos. Nos casos de revisões da literatura, relatos técnicos ou de casos clínicos, o manuscrito deve obedecer a organização para introdução, descrição, conclusão e referências e respeitar o limite de laudas citado acima.

2.2 - Tabelas e quadros deverão ser numerados em algarismos romanos, com apresentação resumida e objetiva, para compreensão do trabalho e incluídos no texto do artigo. As tabelas, os gráficos e os seus títulos deverão estar inseridos no texto do artigo.

2.3 - Figuras e gráficos deverão ser numerados em algarismos arábicos, sendo as imagens geradas em arquivos digitais no formato JPG ou TIFF, em preto e branco ou colorido, com no mínimo 300 dpi de resolução. A publicação das imagens em cores vai depender da disponibilidade de publicação e a prioridade será definida pelos editores. As figuras, os gráficos e as suas legendas deverão estar inseridos no texto do artigo.

2.4 - A numeração de páginas deve constar no canto inferior direito, sem contar a página de rosto.

Estrutura do trabalho

3.1 - Arquivo de identificação do trabalho - Folha de rosto:

Arquivo do trabalho

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Terça-feira
33°C
22°C
Chuva: 67% (20 mm)
Menu Acessibilidade