A Coordenadoria de Comunidade e Extensão (CCE) da FHO, é a unidade responsável em articular o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável, a fim de tornar possível trocas educativas, culturais e científicas com a sociedade. O setor é responsável pela gestão das atividades de extensão realizadas pela FHO, visando o desenvolvimento social, o saber e fazer da comunidade e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social. Os programas e projetos de extensão desenvolvidos na FHO são supervisionados por docentes que assessoram ao curso e a CCE na proposição e na gestão dos projetos de extensão e projetos artístico-culturais.
Além dos programas e projetos de extensão, atividades realizadas com a sociedade, a FHO por meio da CCE oferece para a sociedade cursos de extensão gratuitos bem como prestação de serviços, promovendo desta maneira a interação da IES e a Sociedade.
"A extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade"
Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base/Brasília, 2015
Programa Conviver
Coordenação: Profa. Ma. Cristina da Cruz Franchini
Este programa foi criado em 2007, com o objetivo de oferecer informações acerca de questões relacionadas à pessoa com deficiência em seu contexto social. Por meio deste programa foram criados projetos específicos no âmbito dos cursos (Educação Física, Odontologia e Fisioterapia) onde são oferecidos atendimentos especializados a pessoas com deficiência, buscando ampliar as perspectivas dos atendidos e promover a qualidade de vida e de convívio comunitário. Além destes projetos o programa visa também sensibilizar e orientar a comunidade acadêmica da instituição em relação a pessoas com deficiência e como conviver de forma inclusiva por meio de sensibilização com oficinas e workshops.
Núcleo de Especialidades em Fisioterapia na Reabilitação de Amputados- Projeto Próteses Ambulatório
Profa. Responsável : Paula Lumy da Silva
O Núcleo Interdisciplinar de Reabilitação - NIR está implementado dentro das atividades da Clínica de Fisioterapia e tem como objetivo a busca de uma maior inter-relação entre os profissionais e discentes que atuam no processo de reabilitação dos pacientes que procuram os serviços de fisioterapia. Existe a parceria com a Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade de Araras para que os pacientes que necessitem de próteses, órteses, cadeiras de rodas e dispositivos de marcha tenham suas prescrições realizadas. Uma vez que seja prescrito o equipamento, o paciente é encaminhado para a Prefeitura de Araras, que dá andamento aos trâmites do processo. Após a aprovação, o profissional da Clínica Escola que prescreveu é acionado para confirmar o pedido e após confeccionado, para participar da avaliação do produto na entrega do mesmo. Os ambulatórios envolvidos neste serviço com mais frequência são os Ambulatórios de pacientes amputados e pé diabético, Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional e Neuropediatria.
Clínica Integrada de Pacientes com Necessidades Especiais
Prof. Responsável: Prof. Dr. Samuel Henrique Câmara de Bem
Este projeto desenvolvido na Clínica Integrada para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) visa atendimento especializado aos pacientes durante os atendimentos odontológicos, identificando as necessidades biomecânicas funcionais individuais. As necessidades variam como: posicionamento na cadeira odontológica através de dispositivos estabilizadores (já existentes no mercado), bem como a elaboração e confecção de novos dispositivos individualizados, segundo a necessidade dos pacientes atendidos, além da adaptação em escova dental para higiene bucal. O desenvolvimento de dispositivos estabilizadores proporciona maior segurança ao paciente e ao cirurgião-dentista, assim como as adaptações individualizadas em escova dental proporcionam melhor funcionalidade e gerenciamento da saúde bucal para o paciente e para o cuidador.
Projeto Educação Física Adaptada/Atividades Motoras Adaptadas
Prof. Responsável: Me. Fernando Lubrechet
Este projeto iniciou em 2006, visando proporcionar a acessibilidade de pessoas com deficiência na modalidade natação. O projeto tem como objetivo proporcionar a prática de atividades motoras e esportivas para pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva e múltiplas, promovendo melhoria na qualidade de vida, socialização, aprendizagem da modalidade esportiva e independência no meio liquido. O projeto foi suspenso em 2020 com a pandemia e retomou em 2022 com o nome de Atividades Motoras Adaptadas em parceria com a APAE de Araras, onde é realizado atividades motoras adaptadas na instituição.
Evento: Festival Desportivo Adaptado ''Pezinho de Vento – APAE/FHO''
Prof. Responsável: Me. Fernando Lubrechet
Este evento anual, que está em sua 23ª edição, ocorre anualmente entre os meses de junho e agosto, sendo organizado pela APAE de Araras e em parceria com o Curso de Educação Física da FHO pelos alunos do 7º período. Com a supervisão do prof. Responsável pelo projeto Atividades Motoras Adaptadas, é realizado uma competição de atletismo, onde alunos das diversas instituições (APAE de Araras e região) participam do evento, sendo que ao término ocorre a premiação dos participantes.
Programa Artvida
Coordenação: Profa. Ma. Cristina da Cruz Franchini
O Programa Artvida é composto por projetos e ações de extensão na área cultural e artística. Este programa busca evidenciar a importância da arte e do conhecimento da diversidade cultural, promover a socialização acadêmica, melhorar os canais de comunicação com a comunidade externa bem como sensibilizar a convivência ética, colaborando para a formação global do ser humano. Tem como objetivo: promover ações à cultura e à expressão artística em suas mais diversas formas; fomentar a participação da comunidade acadêmica com atuação nas diversas áreas de criação e expressão artística; trabalhar a arte e a cultura como grandes propulsoras do desenvolvimento social; disponibilizar espaços na IES para manifestação cultural e artística com estrutura para exposições, oficinas, palestras, dança, artesanato e eventos.
Projeto Leitores no Campus
Prof. Responsável: Prof. Dr. Gesiel Prado Santos
Considerando que o hábito de leitura do brasileiro está cada vez mais diminuindo, conforme a pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro, é importante que instituições de ensino superior, assim como outras instituições de ensino, promovam ações que visem atrair estudantes e comunidade externa para o ato de ler. Deste modo, este projeto estabelece um contato com leitores iniciantes, por meio de encontros mensais em que são discutidos os livros lidos durante cada mês.
Projeto "Lambedores de Cultura"
Prof. Responsável: Prof. Me. João Paulo Pitoli
O Projeto de Extensão Lambedores de Cultura iniciou em 2011 com oficinas aplicadas na cidade de Santa Gertrudes, sendo que logo após expandiu suas ações para o município de Araras e região. Este projeto é orientado por duas apostas fundamentais nos processos de produção de saúde em uma perspectiva ampliada: a ativação e o fortalecimento de redes de convivência heterogênea e solidária nas cidades e a busca de recursos culturais e artísticos já disponíveis nesses mesmos territórios, como mediadores / promotores de encontros e de laços sociais que podem ser atados pela celebração da vida. Objetiva-se a ampliação das redes e circuitos, agenciados pelos sujeitos, para além de espaços institucionalizados das políticas de saúde mental, educação e assistência social, o que vai ao encontro da promoção do bem-estar e a contribuição para superação de estigmas sociais.
Projeto: Promoção da Igualdade Racial e Direitos Humanos
Profa. Responsável: Profa. Dra. Flávia de Mendonça Ribeiro
O projeto visa a promoção da Igualdade racial e direitos humanos, para a formação do aluno e o desenvolvimento de ações transversais ao conhecimento produzido no curso, que desenvolverão nos estudantes uma postura profissional. O projeto tem como objetivos: o compromisso com a defesa de direitos, preservação e sustentabilidade ambiental e responsabilidade social; promover a capacidade de interação e relacionamento interpessoal e planejar, executar e avaliar ações com base na perspectiva crítica da Psicologia em defesa dos Direitos Humanos.
Curso de Extensão: Formação de Leitores
Prof. Responsável: Prof. Dr. Gesiel Prado Santos
Este curso de extensão gratuito oferecido anualmente a comunidade desde 2017, tem como objetivo desenvolver o prazer da leitura. A literatura é abordada não como um espaço de investigação do sentido verdadeiro, busca incansável das intenções do autor, mas sim como objeto pelo qual é possível fazer reflexões. A literatura como arte, promotora de inquietações, suscitando novos olhares, abrindo novas perspectivas.
Evento: Simpósio Sankofa
Profa. Responsável: Profa. Dra. Aneridis Monteiro
A despeito do Brasil ser uma sociedade multiétnica e multicultural, não é raro vivenciarmos e/ou tomarmos conhecimento de práticas racistas. No tocante à educação, importantes ações têm sido tomadas para que o espaço educacional, sobretudo escolar, não seja mais um espaço a propagar o racismo em suas diversas manifestações. Preocupados com a reflexão e a promoção de ações que contribuam para a construção de uma educação antirracista a FHO, por meio do Curso de Pedagogia, promove desde 2016, o Simpósio Sankofa, evento que anualmente vem sendo realizado com a participação da comunidade interna e externa. O objetivo deste evento é relembrar a história de resistência da população afro-brasileira, bem como refletir sobre o presente, a partir da Educação e em diálogo com outras áreas do conhecimento. A escolha do nome Sankofa guarda em si importante significado: o termo Sankofa, bem como o ideograma que carrega seu significado: são oriundos do povo Akan- grupo étnico da região da África Ocidental e que teve o ápice de sua cultura entre os séculos XV e XIX. Essa palavra de origem africana representa a busca em seguir adiante, aprendendo sempre com o passado e sem ter medo de corrigir nossos erros.
O Evento Sankofa ocorre anualmente no mês de novembro e promove exposição artística (Fotos e Cordéis); apresentação de filmes (Cine-debate), mesa-redonda, oficinas de dança africana/afro/brasileira, etc
Evento: ''Mulheres, tens o que comemorar?''
Este evento realizado pelo curso de Pedagogia no Programa Artvida, encontra-se na sua sétima edição sempre trazendo temas e debates que fortaleçam a presença na mulher na sociedade e promovam igualdade de gênero, além de justiça social. O evento tem em sua programação palestras e intervenções artísticas (dança e poesia) visando também contribuir para a efetivação dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis: igualdade de gênero, redução das desigualdades e educação de qualidade. Ocorre anualmente no mês de março e é aberto a comunidade interna e externa.Evento: ''Troca de livros'' – ''Pegue quando precisar, deixe um quando puder''
Prof. Responsável: Profa. Ma. Cristina da Cruz Franchini
Prof. Dr. Gesiel Prado Santos
Em sua 5ª edição, este projeto visa impulsionar o hábito da leitura e ampliar o repertório cultural da comunidade por meio da troca de obras literárias de diversos gêneros. Em caráter itinerante, o projeto atua junto ao Congresso Científico da FHO, entre os meses de junho e setembro.
Evento: Luta Antimanicomial
Profa. Responsável: Profa. Ma. Francielly de Lima Oliveira
Este evento que iniciou em 2004, realizado pelo curso de Psicologia da FHO e destinado a toda a comunidade acadêmica e a população em geral, ocorre anualmente no mês de maio. Este ano, com o tema “Libertando Mentes: duas décadas de resistência”. Foi abordado a retomada e redimensionamento dos 20 anos do evento e a continuidade das atividades de promoção da reforma social pelo direito à vida e ao cuidado em liberdade.
Projeto Ação Solidária - Trote Solidário
Profa. Responsável: Profa. Ma. Cristina da Cruz Franchini
Desde de 2006 a FHO desenvolve o Trote Solidário, evento que faz do trote um momento de integração do aluno ingressante com a comunidade acadêmica. A iniciativa tem o objetivo de eliminar as práticas violentas e vexatórias tradicionais no momento de ingresso dos universitários, além de promover a consciência de cidadania nos acadêmicos por meio de ações de cunho social. Este evento ao longo dos anos foi transformado em um projeto social onde ocorrem ações ao longo do ano visando a integração dos alunos com a comunidade externa. Entre essas práticas, merece destaque a arrecadação de alimentos não perecíveis e de produtos de limpeza e de higiene pessoal que são entregues pelos alunos ao Fundo Social do município de Araras.
Projeto Engenheiros Sem Fronteiras
Profa. Responsável: Profa. Ma. Amanda Prina de OliveiraEste projeto desenvolvido pelos discentes dos cursos de engenharias sob a supervisão da professora responsável, visa promover ações que envolvam a comunidade acadêmica e a comunidade externa com o objetivo de suprir as necessidades essenciais de pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo que tenham acesso a alimentos, vestuário adequado e itens de higiene pessoal para que possam manter sua dignidade e qualidade de vida, especialmente em situações de emergência ou crise. Por meio deste projeto os discentes promovem ações a fim de incentivar a comunidade a participar de ações solidárias, promovendo a empatia o apoio mútuo e o espírito de solidariedade.
Programa Educação para a Comunidade
Coordenação: Profa. Ma. Cristina, da Franchini
A educação como inclusão e ética permite a transformação da sociedade e promove a diminuição das desigualdades sociais. Para fortalecer esta transformação, o “Programa Educação para a Comunidade” implantado em 2022, visa levar projetos de extensão, oficinas e cursos nas áreas de saúde, educação e meio ambiente às escolas públicas e privadas de nível infantil, fundamental e médio, assim como cursos técnicos da área da saúde de Araras e região.
Projeto LTE "LIGA nas Escolas"
Prof. Responsável: Prof. Me. Antonio Peripatto
Diante de números alarmantes de ocorrências de acidentes com morte no Brasil, que abrangem as idades de 0 a 14 anos, foi iniciado o Projeto Liga nas Escolas com início em 2017, contando com os discentes da LTE( Liga de Traumatologia e Emergência) , formando uma parceria entre a FHO e a Prefeitura Municipal de Araras e a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. Além dessa parceria, pode-se contar também com a ONG Criança Segura Brasil, que forneceu para mais de 800 professores da rede municipal de ensino uma capacitação gratuita e on-line sobre prevenção de lesões em crianças. Este projeto denominado como "Liga nas Escolas" de educação em saúde envolve atendimento, conscientização e sensibilização em primeiros socorros. Tem como objetivo levar o conhecimento de prevenção de lesões e primeiros socorros aos professores, alunos e diretores das escolas públicas e privadas de Araras e região
Liga Acadêmica de Saúde da Mulher - LASM
Profa. Responsável: Profa. Dra. Aline Maino Pergola Marconato
O projeto visa promover oportunidades de desenvolvimento de ações de educação em saúde e proporcionar apoio e auxílio à Secretaria Municipal de Saúde, onde são ofertadas oficinas de capacitação sobre saúde da mulher nas diversas fases da vida, prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, exames preventivos, métodos contraceptivos e prevenção de câncer de mama, de colo de útero, etc...
Projeto Laboratório de Anatomia Humana Aberto à Comunidade
Profa. Responsável: Profa Ma. Jessica Silva Ferreira Bertin
Profa. Esp. Mayara Paitz Salvador Appolari
Este projeto visa levar o conhecimento específico desta disciplina a escolares de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Araras e região. Os acadêmicos dos diversos cursos da área de saúde da FHO são capacitados por meio de encontros com as professoras responsáveis e desenvolvem técnicas de aprendizado na área para serem transmitidas aos alunos de Araras e região. Desde o ensino fundamental até o médio, os alunos de escolas públicas e particulares já possuem em sua grade aulas sobre o corpo humano, entretanto são conteúdos essencialmente teóricos por falta de recursos e com as oficinas oferecidas no laboratório de anatomia, a instituição contribui com o aprimoramento destes conhecimentos na prática com peças sintéticas e cadavéricas.
Projeto Usina do Saber
Profa. Ma. Patricia Rafaela dos Santos
O Projeto Usina do saber beneficia alunos com idade entre 7 e 14 anos (cerca de 300 crianças e adolescentes ao ano). Promovido por meio de uma parceria entre a Usina São João, o Centro Universitário da Fundação Herminio Ometto e a Escola Estadual José Ometto, a iniciativa que começou em 2004 tem como objetivo melhorar a qualidade de informação, consequentemente, a qualidade de vida das crianças e adolescentes da comunidade de Araras/SP. Além da educação formal e das oficinas ligadas à Escola de Tempo Integral, o projeto proporciona aos alunos da EE José Ometto por meio do curso de odontologia orientação sobre saúde bucal.
Projeto Vivências Lúdicas na Aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente
Prof. Responsável: Prof. Dr. Giuliano Grici Zacarin
Este projeto iniciou em 2013 e visa proporcionar aos alunos das escolas de ensino básico, fundamental e médio, uma aprendizagem significativa baseada em atividades lúdicas e metodologias ativas, levando os mesmos a pensarem, interagirem com os materiais apresentados e vivenciarem o meio ambiente durante as atividades ecológicas desenvolvidas na trilha ecológica do Arboreto da FHO. Atuação dos alunos do curso de Ciências Biológicas, desenvolvendo um sólido e eficaz treinamento na área de Prática de Ensino de Ciências e Biologia, fornecendo ferramentas educacionais práticas para a formação de futuros professores, educando os alunos visitantes para a importância da preservação do meio ambiente. Com um público anual de aproximadamente 1500 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de diferentes faixas etárias de Araras e região, nestes 11 anos de existência, o projeto recebeu mais de 16.500 estudantes, sendo que este ano foi um dos projetos premiados durante a 12ª edição do Prêmio “Cidade das Árvores” de Preservação Ambiental realizado pela Câmara Municipal de Araras.
O projeto tem periodicidade anual ocorrendo às quartas, quintas e sextas feiras no período da tarde das 13:00 às 17:00 hs com agendamento prévio e totalmente gratuito. Para a divulgação do projeto utilizamos folders que são enviados às escolas pelo departamento de Marketing, bem como, por meio de mala direta e pela página oficial da FHO do Facebook.
Projeto Educação Permanente da Atenção Primária em Saúde
Prof. Responsável: Prof. Me. Antonio Peripatto
Este projeto em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Araras/SP, visa promover oportunidades de otimização da capacitação da equipe técnica que atua na Atenção Básica à Saúde (ABS) do município por meio de estratégias pedagógicas participativas, que procurem atender às demandas dos diversos fatores envolvidos (equipe assistencial, gestores e docentes), promovendo consequente impacto na qualidade da assistência de enfermagem oferecido à população.
Projeto Ciência Itinerante
Professores Responsáveis: Profa. Dra. Cintya Ap. Christofoletti, de Figueiredo
Prof. Dr. Matheus Mantuanelli Roberto
Profa. Ma. Daniela Fernanda Dezotti Silva
O projeto Ciência Itinerante surgiu em 2023 como uma iniciativa do Programa Educação para a Comunidade com o objetivo de levar o conhecimento científico ás escolas municipais, estaduais e particulares de Araras e região. Visa engajar o corpo discente dos diferentes cursos da FHO, na solução das diferentes problemáticas elencadas pelas escolas públicas do ensino básico e fundamental, levando ciência com práticas lúdicas e interativas aos estudantes de diferentes faixas etárias, despertando a curiosidade, beneficiando a comunidade e promovendo a formação qualificada de recursos humanos. Neste ano participaram do projeto mais de 1300 alunos do ensino básico de sete escolas de Araras.
Projeto Ciênsinando - Grupo de Divulgação Científica
Prof. Responsável: Prof. Dr. Matheus Mantuanelli Roberto
A conscientização para os benefícios da ciência é essencial para apoiar uma sociedade moderna baseada no conhecimento. O acesso à ciência é imperativo e a divulgação científica é a melhor forma de sua democratização para o público em geral, devendo ser realizada a partir de centros do conhecimento, como as Instituições de Ensino Superior (IES). O presente projeto foi iniciado no primeiro semestre de 2020, por iniciativa do curso de Ciências Biológicas da FHO, e tem como objetivos: preparar os discentes para compartilhar com a população o conhecimento adquirido no nível superior e em outras esferas educacionais, assim como realizar revisões bibliográficas e desenvolver materiais de divulgação científica por meio de diferentes veículos de informação (vídeos, textos, sites, folders, banners, entre outros).
Projeto Física Lúdica nas Escolas
Profa. Responsável: Profa. Ma. Amanda Prina de Oliveira
O projeto de extensão “Física Lúdica nas Escolas”, tem como objetivo estabelecer uma ligação direta entre a comunidade, principalmente os estudantes de ensino fundamental e médio e os cursos de Engenharia da Fundação Hermínio Ometto - FHO. O projeto visa oferecer atividades como: capacitação para os alunos sobre temas que complementam ou aprofundam o conhecimento em Física; montagem de experimentos de Física em escolas da rede pública de Araras; realização dos experimentos com materiais reciclados para os estudantes de escola pública.
Projeto Integrativo Saúde na Escola
Prof. Responsável: Cleber Rogeres de Andrade
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) representam a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Dados recentes mostram que o número de casos de diabetes, hipertensão arterial, câncer, dentre outras, vem crescendo assustadoramente. Em 2017, a Organização da Nações Unidas propôs metas descritas nos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), focados na redução da mortalidade pelas DCNT, dentre outros. Neste cenário, o farmacêutico tem papel relevante por meio da atenção primária nos diversos ambientais de atuação profissional. Este projeto visa realizar ações de prevenção das DCNT em escolas públicas e privadas de Araras.
Projeto Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
Prof. Responsável: Cleber Rogeres de Andrade
A Alimentação Escolar se constitui em um dos alicerces do processo de aprendizagem. Nela estão contidos todos os subsídios nutricionais que possibilitarão o melhor rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos. O(A) merendeiro(a) desempenha papel de fundamental importância, não só por preparar a alimentação, mas principalmente pela responsabilidade que tem em garantir a oferta de alimentos seguros aos alunos. Este projeto iniciado em 2019 tem como objetivo capacitar e disseminar as boas práticas de manipulação em escolas para os colaboradores do município.
Projeto: Química em ação - Integrando Saberes na Comunidade
Profa. Responsável: Profa.Dra. Julieta Adriana Ferreira
O projeto propõe desenvolver aprendizagem prática de conhecimento dos conceitos de química, por meio de experimentos laboratoriais e preparação de materiais lúdicos conduzida pelos discentes do Curso de Química e outros cursos afins.
Megacampeonato
Prof. Responsável: Prof. Dr. Paulo Henrique Canciglieri
O Mega Campeonato é um evento institucional envolvendo todos cursos do período matutino e noturno do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO. Organizado pelos alunos de Licenciatura e Bacharelado do curso de Educação Física, tem o intuito de promover a prática de exercício físico de forma prazerosa e socializada entre todos os alunos da instituição. O evento acontece tradicionalmente desde o ano de 2002, na 3ª semana do mês de maio.
Projeto Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva – LAFE.
Prof. Responsável: Prof .Me.Douglas Dirceu Megiatto Filho
Este projeto tem como objetivo capacitar os discentes do curso de fisioterapia com técnicas voltadas para avaliação, diminuição de fatores de risco e recuperação de atletas amadores e profissionais. A liga visa beneficiar tanto os alunos quanto a comunidade acadêmica e esportiva. A liga proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, ampliando assim sua formação acadêmica de maneira complementar. É uma forma eficaz de os alunos ganharem experiência prática em situações reais de atendimento esportivo. Isso inclui desde a prevenção de lesões até a reabilitação de atletas.
Projeto Florestar/ Café Ecológico
Profa. Responsável: Profa. Ma. Cristina da Cruz Franchini
O Café Ecológico, realizado anualmente desde 1999, visava o plantio de mudas em conjunto com ações desenvolvidas pela Instituição, visando à conservação e recuperação da mata ciliar do Córrego Andrezinho, na área pertencente à Instituição. Todos os anos este evento promoveu a mobilização e integração de forma voluntária da comunidade interna e externa em atividades de conscientização e preservação ambiental, sendo que em média participaram 700 pessoas a cada plantio. Em 2020 o projeto foi substituído pelo Projeto Florestar, onde, durante a pandemia as mudas eram distribuídas por meio de Drive Thru aos alunos e os mesmos eram capacitados pelo google meet a realizar plantios em suas cidades identificando as necessidades de recuperação ambiental.
O Projeto Florestar cresceu e como um projeto de extensão foi incorporado a Disciplina de Sustentabilidade como uma das ações de extensão a serem desenvolvidas pelos alunos de primeiro ano. Ocorrem dois eventos semestrais onde são plantados aproximadamente 1600 mudas de espécies nativas após a capacitação dos alunos sobre plantio.
Projeto Carbono Zero
Coordenação: Prof. Me. Marco Antônio Alves de Souza Junior
Profas Responsáveis: Profa. Dra. Raíssa Silveira de Farias
Profª. Drª. Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo
Com o intuito de contribuir para com o cumprimento da missão da FHO foi criado o Projeto de extensão Carbono Zero, que tem por objetivo quantificar, neutralizar e propor medidas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) geradas durante a realização dos eventos institucionais, promovendo assim eventos neutros em carbono.
A neutralização de gás carbônico (CO²) é uma técnica utilizada para compensar a liberação de Gases do Efeito Estufa (GEE). A forma mais comum de neutralizar CO² é por meio do plantio de mudas, pois as plantas captam o gás carbônico do ar para realizar a fotossíntese. Assim, realiza-se o cálculo de CO² emitido pelo evento, principalmente por meio dos veículos utilizados pelos participantes no seu deslocamento, e a partir deste valor calcula se o número de mudas necessárias para o sequestro do CO² emitido. Uma árvore, em média, é capaz de sequestrar 140kg de CO² em 20 anos. Assim, estima-se que as espécies plantadas captarão o CO² do ar para realizar a fotossíntese e assim neutralizar a emissão de Gases de Efeitos Estufa (GEE) geradas durante a realização de eventos institucionais.
O evento ocorre aos sábados (sempre após os eventos institucionais), envolvendo alunos, colaboradores e comunidade externa em parceria com a Associação de Educação do Homem de Amanhã -AEHDA e com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP em área de preservação ambiental no Bosque Octávio Vecchi do Centro de Formação Profissional da AEHDA/FHO.
Projeto Transformação Sustentável
Coordenação: Prof. Me. Marco Antônio Alves de Souza Junior
Profa. Responsável: Ma. Rafaela Manchin Bertolini
O projeto busca levar o conhecimento relacionado à sustentabilidade atuando em diferentes mídias, tais como: redes sociais, Podcast, cursos e capacitações, cartilhas, entre outras. E tem como público-alvo a comunidade acadêmica bem como a comunidade externa (jovens nas escolas, empresas locais e população em geral). Para isso, conta com alunos de todos os cursos para o desenvolvimento das atividades. Fazem parte da rotina de desenvolvimento do projeto: encontros presenciais, reuniões virtuais, via Google Meet, atividades como apresentação de palestras em escolas, desenvolvimento de campanhas de conscientização, participação em eventos e ações e gravação de Podcast.
Projeto de Extensão – Descarte Correto de Medicamentos
Profa Responsável: Profa. Esp. Mayara Paitz Salvador Appolari
O acúmulo de medicamentos nas residências é um hábito comum que além de induzir a automedicação, muitas vezes gera o descarte incorreto, que faz aumentar o risco de danos ao meio ambiente e à saúde pública. Os medicamentos descartados em lixo comum podem chegar até outras pessoas que poderão consumir e ter reações graves e intoxicações. Além disso, quando descartados em pias e vasos sanitários contaminam o meio ambiente comprometendo a qualidade da água, solo e prejudicando animais. Este projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade através de campanhas sobre o descarte correto de medicamentos e incentivar a adoção de práticas sustentáveis.
Projeto Liga de Traumatologia e Emergência "LTE"
Prof. Responsável: Prof. Me. Antonio Peripatto
O projeto Liga de traumatologia e emergência iniciou em 2015 como Grupo de Estudo e Formação em Emergências - GEFE com o Curso de Enfermagem e a partir de 2016, passou a ser chamado de LTE- Liga de Traumatologia e Emergência, um projeto institucional, multidisciplinar e integrativo, incluindo nas diversas atividades: atendimentos, orientações e capacitações realizadas pelos alunos dos cursos de enfermagem, biomedicina e fisioterapia na área de emergência e urgências.
Projeto Vacinadores
Prof. Responsável: Prof. Me. Antonio Peripatto
Este projeto surgiu durante a pandemia em parceria com a Secretaria de Saúde de Araras/SP frente a necessidade de auxiliar o município durante a vacinação em massa contra o Covid-19. Durante a pandemia o curso de enfermagem assumiu a vacinação dos munícipes de forma integral permitindo que o município atingisse a meta de imunização necessária para combater o vírus. Com esta ação inicial em 2020, surgiu o projeto que, posteriormente ampliou a área de atuação auxiliando em outras frentes de imunização.
O projeto ocorre periodicamente nas campanhas de vacinação em parceria com a Secretaria de Saúde de Araras/SP.
Projeto Neuro +Bem-estar e qualidade de vida aos pacientes e cuidadores
Profa Responsável: Profa. Ma Carina Basqueira Lourenço
O projeto de extensão Neuro+ Bem-estar e qualidade de vida aos pacientes e cuidadores, tem como proposta proporcionar ao aluno do curso de Fisioterapia um olhar ao paciente com doenças neurológicas através do raciocínio clínico e do levantamento de hipóteses para a problemática apresentada, garantindo assim, possibilidades terapêuticas que permearão a reabilitação do paciente. O projeto também visa proporcionar a capacitação de familiares e cuidadores de acordo com a demanda neurológica de cada paciente.
Projeto Saúde e Escola
Prof. Responsável: Profa Dra. Daniele Michelin Paganotte
Este projeto teve como motivação dados que revelam os índices de gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ele corrobora com alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis da (ODS) ONU, pois a gravidez na adolescência e as ISTs fazem parte dos principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. O projeto desenvolve ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para redução da infecção pelo HIV/IST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 14 a 24 anos.
Projeto Biomédicos em Ação
Profa. Responsável: Profa. Ma Letícia Cristina Gonçalves
O projeto biomédico em ação visa promover integração dos acadêmicos do curso com a comunidade externa (alunos da AEHDA, escolas públicas) onde por meio de atividades lúdicas orientam e explicam os procedimentos para a realização de exames laboratoriais e a sua importância, bem como realizam exames laboratoriais de rastreamento para os encaminhamentos a rede básica de saúde.
Projeto Parasitologia na Escola
Profa Responsável: Profa. Ma. Júlia Venturini Helaehil
O projeto “Parasitologia na escola” tem como objetivo conscientizar os pais das crianças sobre a importância rotineira dos exames parasitológicos, afim do diagnóstico precoce de enteroparasitoses infantis, bem como disseminar conhecimento através de palestras acerca dos enteroparasitas e como eles podem afetar o desenvolvimento infantil. Nos casos em que crianças são identificadas com parasitoses as mesmas são ncaminhadas ao serviço de atenção básica do município.
Projeto - Inovações em saúde: Quebrando o tabu
Profa Responsável: Profa. Ma. Júlia Venturini Helaehil
O ambiente escolar é considerado um local de multiplicação e disseminação de conhecimentos de diversas áreas, principalmente nos temas que têm como foco a promoção à saúde juntamente com ações de prevenção. Contudo, existe uma dificuldade em abordar determinados temas, como por exemplo prevenção de ISTs, gravidez precoce e métodos contraceptivos. Neste contexto, a extensão universitária pode auxiliar e contribuir com a disseminação de informações relevantes e atuais para auxiliar na promoção da saúde voltada para a prevenção de ISTs, gravidez precoce e métodos contraceptivos. Por ser um processo educativo e dinâmico, a extensão universitária promove a junção entre a sala de aula com a comunidade, Esta interação é capaz de promover uma comunicação eficaz com a sociedade, especialmente através da divulgação de temas relacionados à promoção da saúde. Este projeto visa levar a informação sobre prevenção de ISTs e métodos contraceptivos de modo lúdico e interativoa às escolas de ensino médio públicas e privadas.
Projeto Uni Duni Tê, Sorria! - Uniduni Prevenção
Profa Responsável: Profa. Dra Patricia Rafaela dos Santos
Esse projeto tem como objetivo a identificação do perfil epidemiológico em saúde bucal e contextual de crianças e adolescentes participantes do programa “Uni Duni Tê, Sorria!” É realizado para que todas as ações do programa Uni Duni Tê, Sorria! sejam pautadas na situação real de saúde bucal e geral, bem como, acompanhamento dos resultados obtidos durante todo o projeto, além atuação integral de promoção em saúde bucal é necessário que a população alvo tenha conhecimento sobre os cuidados em saúde, por ações educativas direcionadas a crianças e adolescentes, seu pais e escolas que estão matriculadas.
Programa Estética Solidária
O Programa Estética Solidária visa muito mais do que atuar na aparência, utilizar as práticas de estética para cuidar das pessoas. Os benefícios de tratamentos estéticos geram reflexos não só no aspecto físico, mas também impactando no lado emocional e trazem mudanças na autoestima.
Projeto Estética sem Fronteiras
Profa Responsável: Profa. Esp.Gabriela Fernanda de Camargo Batistella Zorzenon
Com o objetivo de compartilhar os conhecimentos adquiridos pelos alunos da instituição com a sociedade, este projeto como objetivo promover o conhecimento e a prática do aprendizado na busca de soluções para problemas de interesse da comunidade relacionados a saúde, bem-estar e valorização do auto estima. Entre as ações desenvolvidas em instituições de ensino públicas e ONGs destaca-se as práticas realizadas com o cuidado da pele.
Projeto ResSHIgnificar
Profa Responsável: Profa. Ma. Laura Cristina Marretto Esquisatto Grignolli
Este projeto tem como objetivo oferecer atendimentos gratuitos de Shiatsu aos munícipes de Araras, proporcionando cuidado, conforto e bem-estar a todos os participantes. O Shiatsu é uma técnica de massagem que ajuda a estabilizar e corrigir disfunções internas promovendo a harmonia entre o corpo e a mente.
Projeto Centro de Diagnóstico Bucal
Profa. Responsável: Profa, Ma Florence Zumbaio Mistro
O serviço tem o propósito de atender pacientes com as mais diversas patologias bucais para o diagnóstico e tratamento, encaminhados do município de Araras e região, fornecendo ao discente e ao paciente um atendimento especializado e diferenciado, no que tangue ao diagnóstico precoce do câncer bucal.
Projeto Urgências Odontológicas
Prof. Responsável: Prof. Dr. Samuel Henrique Camara de Bem
Profa. Responsável: Profa. Ma Florence Zumbaio Mistro
Este serviço propõe a diagnosticar e tratar situações clínicas de urgência frente a diagnóstico de patologias que afetam as estruturas dentárias (elementos dentais) e de suporte dental (periodonto). Também se destaca o tratamento de pacientes que necessitam de conserto de próteses bucais afetadas.
Orçamento Familiar nas Escolas
Profa.Responsável: Profa. Ma. Loraine Winckler Staut
O Projeto Educação Financeira iniciou em 2015 atuando em escolas estaduais e municipais e em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Empregos e Renda atendendo a comunidade da Zona Leste de Araras participante ativa das oficinas oferecidas.
Atualmente o projeto atua visando desenvolver e divulgar boas práticas relacionadas ao orçamento familiar para alunos das escolas públicas de Ensino Médio, na cidade de Araras/SP e região, por meio de oferecimento de oficinas, de forma a contribuir com a formação desses jovens, possibilitando que, no futuro, se tornem cidadãos mais conscientes quanto à utilização do dinheiro. O desenvolvimento do projeto, é realizado pelos alunos do Núcleo de Negócios, supervisionados pela docente participante do projeto.
Projeto LabCom NCN: Laboratório de Comunicação e Informação em Negócios
Prof. Responsável: Prof. Dr. Rodrigo Rosalis da Silva
Este projeto visa ampliar por meio das redes sociais, a divulgação das atividades dos cursos da Área de Negócios e da Instituição, promovendo-os junto à comunidade. Oferecer formação sobre gestão e negócios com ênfase em comunicação e marketing à comunidade interna e externa, por meio de conteúdos digitais, palestras e oficinas em escolas da rede pública municipal.
Projeto Liga Financeira
Prof. Responsável: Prof. Me. Marco Antônio Alves de Souza Junior
A liga financeira tem como objetivo levar os conhecimentos básicos e essenciais sobre a educação financeira. Com uma abrangência local (presencial) e nacional (por meio de redes sociais), o projeto elabora materiais, palestras e conteúdo educativo para diferentes públicos e diferentes idades. A população brasileira ainda carece de muito conhecimento sobre educação financeira. Com baixos níveis de instrução, muitos não conseguem gerenciar bem suas finanças e, quando possuem recursos poupados, não conseguem aplica-los da maneira correta. Nesse sentido, os alunos do núcleo de negócios atuam desenvolvendo material e conteúdo para levar conhecimentos essenciais e desenvolver melhor a educação financeira da população brasileira.
Projeto Formação em Negócios: Análise de Dados (FNAD)
Prof. Responsável: Prof. Dr. Rodrigo Rosalis da Silva
O projeto tem como principal objetivo oferecer para estudantes de ensino médio, da educação de Jovens e Adultos e todo o público interessado da comunidade externa, cursos profissionalizantes que os capacitem a operar as ferramentas básicas do Excel para organização de dados, cálculos financeiros simples, apresentação e análise de dados (quantitativos e qualitativos) buscando uma preparação para o mercado de trabalho.
Projeto Núcleo de Apoio Contábil Fiscal
Profa Responsável: Profa. Dra. Raíssa Silveira de Farias
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal do Brasil (RFB) em parceria com a FHO, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade, nem constituindo um posto de atendimento da RFB. O projeto visa prestar serviços fiscais tais como: Auxílio à elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do IRPF; Auxílio à inscrição e Informações cadastrais de CPF; Agendamento on-line de atendimentos na RFB; Auxílio à consulta à situação fiscal; Informações e auxílio à regularização de CPF Suspenso; Orientações e auxílio à elaboração de pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por portadores de deficiência física, mental ou visual e Auxílio à inscrição e Informações gerais sobre o MEI (Microempreendedor Individual)
Projeto Escritório Modelo
Prof. Responsável: Profa. Ma.Erli de Fátima Ribeiro
O projeto escritório modelo tem como objetivo promover um ambiente que simula um escritório de contabilidade para proporcionar ao aluno as vivências práticas do profissional da contabilidade em suas diversas áreas de atuação buscando desenvolver competências como: posicionamento profissional, exercício da ética profissional, resolução de problemas, comunicação assertiva e liderança. O projeto visa o desenvolvimento do aluno tanto em hard skills relacionadas à técnicas do contador como as soft skills através do atendimento às demandas da comunidade externa por serviços, particularmente micro empreendedores não atendidos pelos escritórios tradicionais.
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