COMUNIDADE E EXTENSÃO
Projetos de Extensão

A Coordenadoria de Comunidade e Extensão (CCE) da FHO, é a unidade responsável em articular o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável, a fim de tornar possível trocas educativas, culturais e científicas com a sociedade. O setor é responsável pela gestão das atividades de extensão realizadas pela FHO, visando o desenvolvimento social, o saber e fazer da comunidade e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social. Os programas e projetos de extensão desenvolvidos na FHO são supervisionados por docentes que assessoram ao curso e a CCE na proposição e na gestão dos projetos de extensão e projetos artístico-culturais.

Além dos programas e projetos de extensão, atividades realizadas com a sociedade, a FHO por meio da CCE oferece para a sociedade cursos de extensão gratuitos bem como prestação de serviços, promovendo desta maneira a interação da IES e a Sociedade.

"A extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade"
Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base/Brasília, 2015

Programa Conviver

Este programa foi criado em 2007, com o objetivo de oferecer informações acerca de questões relacionadas à pessoa com deficiência em seu contexto social. Por meio deste programa foram criados projetos específicos no âmbito dos cursos (Educação Física, Odontologia e Fisioterapia) onde são oferecidos atendimentos especializados a pessoas com deficiência, buscando ampliar as perspectivas dos atendidos e promover a qualidade de vida e de convívio comunitário.

Além destes projetos o programa visa também sensibilizar e orientar a comunidade acadêmica da instituição em relação a pessoas com deficiência e como conviver de forma inclusiva.

Núcleo Interdisciplinar de Reabilitação- NIR /Núcleo de Especialidades em Fisioterapia na Reabilitação de Amputados)

Profa. Responsável : Paula Lumy da Silva

O Núcleo Interdisciplinar de Reabilitação - NIR está implementado dentro das atividades da Clínica de Fisioterapia e tem como objetivo a busca de uma maior inter-relação entre os profissionais e discentes que atuam no processo de reabilitação dos pacientes que procuram os serviços de fisioterapia. Uma vez que seja detectado que o paciente em tratamento na fisioterapia necessite de avaliação psicológica, é realizado um encaminhamento ao serviço e em seguida, são realizadas discussões em equipe sobre os casos. Além disso, são realizados temas de educação continuada entre os serviços.

Na Clínica Escola de Fisioterapia são oferecidos diversos serviços essenciais para a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência. Além das intervenções voltadas para o processo de reabilitação, existe a parceria com a Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade para que os pacientes que necessitem de próteses, órteses, cadeiras de rodas e dispositivos de marcha tenham suas prescrições realizadas. Uma vez que seja prescrito o equipamento, o paciente é encaminhado para a Prefeitura de Araras, que dá andamento aos trâmites do processo, uma vez aprovado, o profissional da Clínica Escola que prescreveu é acionado para confirmar o pedido e após confeccionado para participar da avaliação do produto na entrega do mesmo. Os ambulatórios envolvidos neste serviço com mais frequência são os Ambulatórios de pacientes amputados e pé diabético, Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional e Neuropediatria.

Clínica Integrada de Pacientes com Necessidades Especiais

Prof. Responsável: Prof. Dr. Samuel Henrique Câmara de Bem

Este projeto desenvolvido na Clínica Integrada para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) visa atendimento especializado aos pacientes durante os atendimentos odontológicos, identificando as necessidades biomecânicas funcionais individuais. As necessidades variam como: posicionamento na cadeira odontológica através de dispositivos estabilizadores (já existentes no mercado), bem como a elaboração e confecção de novos dispositivos individualizados, segundo a necessidade dos pacientes atendidos, além da adaptação em escova dental para higiene bucal. O desenvolvimento de dispositivos estabilizadores proporciona maior segurança ao paciente e ao cirurgião-dentista, assim como as adaptações individualizadas em escova dental proporcionam melhor funcionalidade e gerenciamento da saúde bucal para o paciente e para o cuidador.

Estes atendimentos na Clínica Integrada para PNE, ocorrem às quintas-feiras nos períodos da manhã e noite.

Projeto Educação Física Adaptada

Prof. Responsável: Me. Fernando Lubrechet

Este projeto iniciou em 2006, visando proporcionar a acessibilidade de pessoas com deficiência na modalidade natação. O projeto tem como objetivo proporcionar a prática de atividades motoras e esportivas para pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva e múltiplas, promovendo melhoria na qualidade de vida, socialização, aprendizagem da modalidade esportiva e independência no meio liquido. O projeto foi suspenso em 2020 com a pandemia e retomou em 2022 em parceria com a APAE de Araras, onde é realizado atividades motoras adaptadas na instituição.

Festival de Atletismo Adaptado

Prof. Responsável: Me. Fernando Lubrechet

Este evento anual, ocorre no mês de junho, sendo organizado pelos alunos do 7º período noturno do curso de Educação Física. Com a supervisão do prof. Responsável pelo projeto educação física adaptada, prof. Fernando Lubrechet, é realizado uma competição de atletismo, onde alunos das diversas instituições (APAE de Araras e região) participam do evento, sendo que ao término ocorre a premiação dos participantes.

Programa Artvida

Prof. Responsável: Prof. Dr. Gesiel Prado Santos
Profa. Ma. Cristina da Cruz Franchini

O Programa Artvida é composto por projetos e ações de extensão na área cultural e artística. Este programa busca evidenciar a importância da arte e do conhecimento da diversidade cultural, promover a socialização acadêmica, melhorar os canais de comunicação com a comunidade externa bem como sensibilizar a convivência ética, colaborando para a formação global do ser humano. Tem como objetivo: promover ações à cultura e à expressão artística em suas mais diversas formas; fomentar a participação da comunidade acadêmica com atuação nas diversas áreas de criação e expressão artística; trabalhar a arte e a cultura como grandes propulsoras do desenvolvimento social; disponibilizar espaços na IES para manifestação cultural e artística com estrutura para exposições, oficinas, palestras, dança, artesanato e eventos.

Projeto Leitores no Campus

Prof. Responsável: Prof. Dr. Gesiel Prado Santos

Considerando que o hábito de leitura do brasileiro está cada vez mais diminuindo, conforme a pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro, é importante que instituições de ensino superior, assim como outras instituições de ensino, promovam ações que visem atrair estudantes e comunidade externa para o ato de ler. Deste modo, este projeto estabelece um contato com leitores iniciantes, por meio de encontros mensais em que são discutidos os livros lidos durante cada mês.

Evento Sankofa

Profa. Responsável: Profa. Dra. Aneridis Monteiro

A despeito do Brasil ser uma sociedade multiétnica e multicultural, não é raro vivenciarmos e/ou tomarmos conhecimento de práticas racistas. No tocante à educação, importantes ações têm sido tomadas para que o espaço educacional, sobretudo escolar, não seja mais um espaço a propagar o racismo em suas diversas manifestações. Preocupados com a reflexão e a promoção de ações que contribuam para a construção de uma educação antirracista a FHO, por meio do Curso de Pedagogia, promove desde 2016, o Simpósio Sankofa, evento que anualmente vem sendo realizado com a participação da comunidade interna e externa. O objetivo deste evento é relembrar a história de resistência da população afro-brasileira, bem como refletir sobre o presente, a partir da Educação e em diálogo com outras áreas do conhecimento. A escolha do nome Sankofa guarda em si importante significado: o termo Sankofa, bem como o ideograma que carrega seu significado: são oriundos do povo Akan- grupo étnico da região da África Ocidental e que teve o ápice de sua cultura entre os séculos XV e XIX. Essa palavra de origem africana representa a busca em seguir adiante, aprendendo sempre com o passado e sem ter medo de corrigir nossos erros.

O Evento Sankofa ocorre anualmente no mês de novembro e promove exposição artística (Fotos e Cordéis); apresentação de filmes (Cine-debate), mesa-redonda, oficinas de dança africana/afro/brasileira, etc.

Projeto "Lambedores de Cultura"

Profa. Responsável: Profa. Ma. Francielly de Lima Oliveira

O Projeto de Extensão Lambedores de Cultura iniciou em 2011 com oficinas aplicadas na cidade de Santa Gertrudes, sendo que logo após expandiu suas ações para os municípios de Rio Claro e Araras. Este projeto é orientado por duas apostas fundamentais nos processos de produção de saúde em uma perspectiva ampliada: a ativação e o fortalecimento de redes de convivência heterogênea e solidária nas cidades e a busca de recursos culturais e artísticos já disponíveis nesses mesmos territórios, como mediadores / promotores de encontros e de laços sociais que podem ser atados pela celebração da vida.

Objetiva-se a ampliação das redes e circuitos, agenciados pelos sujeitos, para além de espaços institucionalizados das políticas de saúde mental, educação e assistência social, o que vai ao encontro da promoção do bem-estar e a contribuição para superação de estigmas sociais.

Projeto Rondon Regional

Profa. Responsável: Profa Ma. Jessica Silva Ferreira Bertin

"Integrar para não entregar." Tendo a frase como lema, o Projeto Rondon leva estudantes universitários para municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O projeto tem a finalidade de promover o acesso à informação, prevenção e promoção à saúde, educação, cultura, meio ambiente e às noções de cidadania para o desenvolvimento social da população. As ações visam também aproximar os estudantes universitários, possibilitando o contato com as comunidades carentes dos diversos bairros. Atualmente, além do Projeto Rondon, de âmbito nacional e vinculação ao Ministério da Defesa, há associações regionais em vários estados como o Projeto Rondon SP vinculado ao Instituto do Projeto Rondon do Estado de São Paulo, sendo que desde 2016 a FHO passou a participar ativamente.

Projeto Caminhos do Saber: fluência e prazer pela leitura

Prof. Responsável: Dr. Davi Siqueira Santos

Frente as dificuldades percebidas no ensino básico e fundamental pós pandemia principalmente em relação a leitura de textos por alunos do ensino público, foi iniciado em 2022 o Projeto Caminhos do saber: fluência e prazer pela leitura. Este projeto atualmente desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental reuni alunos dos diferentes cursos da FHO que já participaram ou estão participando da disciplina institucional “Oficina de Leitura e Escrita”, a fim de proporcionar um conjunto organizado de ações em prol do desenvolvimento da fluência na leitura entre os alunos do Ensino Fundamental I e II no contexto atual de ensino. Desse modo, visa estimular a atuação interativa entre os discentes de Ensino Superior e os discentes de Escolas Públicas em fase de alfabetização e letramento.

O projeto ocorre de Quarta-feira Das 07h às 11h e Sexta-feira Das 08h às 12h

Projeto LTE "LIGA nas Escolas"

Prof. Responsável: Prof. Me. Antonio Peripatto

O projeto iniciou em 2015 como Grupo de Estudo e Formação em Emergências - GEFE com o Curso de Enfermagem e a partir de 2016 passou a ser chamado de LTE- Liga de Traumatologia e Emergência, um projeto multidisciplinar e integrativo, incluindo nas diversas atividades: atendimentos, orientações e capacitações realizadas pelos alunos dos cursos de enfermagem, biomedicina e fisioterapia.

Diante de números alarmantes de ocorrências de acidentes com morte no Brasil, que abrangem as idades de 0 a 14 anos, foi iniciado o Projeto Liga nas Escolas com início em 2017, contando com os discentes da LTE, formando uma parceria entre a FHO e a Prefeitura Municipal de Araras e Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. Além dessa parceria, pode-se contar também com a ONG Criança Segura Brasil, que forneceu para mais de 800 professores da rede municipal de ensino uma capacitação gratuita e on-line sobre prevenção de lesões em crianças. Este projeto denominado como "Liga nas Escolas" de educação em saúde envolve atendimento, conscientização e sensibilização em primeiros socorros. Tem como objetivo levar o conhecimento de prevenção de lesões e primeiros socorros aos professores, alunos e diretores das escolas públicas e privadas de Araras e região.

As solicitações das escolas são encaminhadas ao setor de marketing da FHO que realiza o agendamento junto à equipe do projeto. Até o final de 2017 foram capacitados mais de 1000 professores e funcionários das escolas de Araras e região.

Projeto Laboratório de Anatomia Humana Aberto à comunidade

Profa. Responsável: Profa Ma. Jessica Silva Ferreira Bertin

Este projeto visa levar o conhecimento específico desta disciplina a escolares de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Araras e região. Os acadêmicos dos diversos cursos da área de saúde da FHO são capacitados por meio de encontros com a profa responsável e desenvolvem técnicas de aprendizado na área para serem transmitidas aos alunos visitantes.

Desde o ensino fundamental até o médio, os alunos de escolas públicas e particulares já possuem em sua grade aulas sobre o corpo humano, entretanto são conteúdos essencialmente teóricos por falta de recursos e com a visita ao laboratório, a instituição contribui com o aprimoramento destes conhecimentos na prática com peças sintéticas e cadavéricas.

Projeto Rondon Regional

Profa. Responsável: Profa Ma. Jessica Silva Ferreira Bertin

"Integrar para não entregar." Tendo a frase como lema, o Projeto Rondon leva estudantes universitários para municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O projeto tem a finalidade de promover o acesso à informação, prevenção e promoção à saúde, educação, cultura, meio ambiente e às noções de cidadania para o desenvolvimento social da população. As ações visam também aproximar os estudantes universitários, possibilitando o contato com as comunidades carentes dos diversos bairros. As ações visam também aproximar os estudantes universitários, possibilitando o contato com as comunidades carentes dos diversos bairros. Atualmente, além do Projeto Rondon, de âmbito nacional e vinculação ao Ministério da Defesa, há associações regionais em vários estados como o Projeto Rondon SP vinculado ao Instituto do Projeto Rondon do Estado de São Paulo, sendo que desde 2016 a FHO passou a participar ativamente.

MEGACAMPEONATO

Coordenação: Prof. Dr. Paulo Henrique Canciglieri

O Mega Campeonato é um evento institucional envolvendo os alunos dos períodos matutino e noturno do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO. Organizado pelos alunos do 5° período de Licenciatura e Bacharelado do curso de Educação Física, tem o intuito de promover a prática de exercício físico de forma prazerosa e socializada entre todos os alunos da instituição.

O evento acontece tradicionalmente desde o ano de 2002, na 3ª semana do mês de maio, durante o período de aula, ou seja, das 19h00 às 22h30, período noturno.

Projeto Vivências Lúdicas na Aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente

Prof. Responsável : Prof. Dr. Giuliano Grici Zacarin

Sendo forte aliadas dos professores, as ações que exploram ambientes externos despertam a criatividade, além de estimularem a busca pelo conhecimento. A implementação de atividades educativas extraclasse auxiliam na consolidação deste conhecimento. Este projeto tem como objetivo proporcionar a biologia que estimule os alunos de forma vivencial e lúdica, tornando-os sujeitos ativos nesse processo. Este projeto visa desenvolver oficinas e aulas dialogadas e interativas para alunos desde o ensino fundamental I, passando pelo fundamental II e Ensino Médio para escolas públicas, municipais e particulares de Araras e região. Criado em 2013, o projeto contemplou aproximadamente 12.500 alunos de todas as séries.

O projeto tem periodicidade anual ocorrendo às quartas, quintas e sextas feiras no período da tarde das 13:00 às 17:00 hs com agendamento prévio e totalmente gratuito. Para a divulgação do projeto utilizamos folders que são enviados às escolas pelo departamento de Marketing, bem como, por meio de mala direta e pela página oficial da FHO do Facebook.

Projeto Carbono Zero

Profa. Responsável: Dra. Raíssa Silveira de Farias
Profª. Drª. Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo

Com o intuito de contribuir para com o cumprimento da missão da FHO foi criado o Projeto de extensão Carbono Zero, que tem por objetivo quantificar, neutralizar e propor medidas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) geradas durante a realização dos eventos institucionais, promovendo assim eventos neutros em carbono.

A neutralização de gás carbônico (CO²) é uma técnica utilizada para compensar a liberação de Gases do Efeito Estufa (GEE). A forma mais comum de neutralizar CO² é por meio do plantio de mudas, pois as plantas captam o gás carbônico do ar para realizar a fotossíntese. Assim, realiza-se o cálculo de CO² emitido pelo evento, principalmente por meio dos veículos utilizados pelos participantes no seu deslocamento, e a partir deste valor calcula se o número de mudas necessárias para o sequestro do CO² emitido.

Uma árvore, em média, é capaz de sequestrar 140kg de CO² em 20 anos. Assim, estima-se que as espécies plantadas captarão o CO² do ar para realizar a fotossíntese e assim neutralizar a emissão de Gases de Efeitos Estufa (GEE) geradas durante a realização de eventos institucionais

O evento ocorre aos sábados (sempre após os eventos institucionais), envolvendo alunos, colaboradores e comunidade externa em parceria com a Associação de Educação do Homem de Amanhã -AEHDA e com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP em área de preservação ambiental no Bosque Octávio Vecchi do Centro de Formação Profissional da AEHDA/FHO.

Projeto Transformação Sustentável

Profa. Responsável: Ma. Rafaela Manchin Bertolini

O projeto busca levar o conhecimento relacionado à sustentabilidade atuando em diferentes mídias, tais como: redes sociais, Podcast, cursos e capacitações, cartilhas, entre outras. E tem como público-alvo a comunidade acadêmica bem como a comunidade externa (jovens nas escolas, empresas locais e população em geral). Para isso, conta com alunos de todos os cursos para o desenvolvimento das atividades. Fazem parte da rotina de desenvolvimento do projeto: encontros presenciais, reuniões virtuais, via Google Meet, atividades como apresentação de palestras em escolas, desenvolvimento de campanhas de conscientização, participação em eventos e ações e gravação de Podcast.

Atualmente o projeto conta com a participação de alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Psicologia, Enfermagem, Pedagogia e Núcleo Comum de Negócios.

Projeto Florestar/ Café Ecológico

Profa. Responsável: Profa. Ma. Cristina da Cruz Franchini

O Café Ecológico, realizado anualmente desde 1999, visava o plantio de mudas em conjunto com ações desenvolvidas pela Instituição, visando à conservação e recuperação da mata ciliar do Córrego Andrezinho, na área pertencente à Instituição. Todos os anos este evento promoveu a mobilização e integração de forma voluntária da comunidade interna e externa em atividades de conscientização e preservação ambiental, sendo que em média participaram 700 pessoas a cada plantio. Em 2020 o projeto foi substituído pelo Projeto Florestar, onde, durante a pandemia as mudas eram distribuídas por meio de Drive Thru aos alunos e os mesmos eram capacitados pelo google meet a realizar plantios em suas cidades identificando as necessidades de recuperação ambiental.

O Projeto Florestar cresceu e como um projeto de extensão foi incorporado a Disciplina de Sustentabilidade como uma das ações de extensão a serem desenvolvidas pelos alunos de primeiro ano. A cada evento são plantados aproximadamente 800 mudas de espécies nativas.

O plantio ocorre no final de cada semestre.

Projeto Liga de Traumatologia e Emergência "LTE"

Prof. Responsável: Prof. Me. Antonio Peripatto

O projeto Liga de traumatologia e emergência iniciou em 2015 como Grupo de Estudo e Formação em Emergências - GEFE com o Curso de Enfermagem e a partir de 2016, passou a ser chamado de LTE- Liga de Traumatologia e Emergência, um projeto multidisciplinar e integrativo, incluindo nas diversas atividades: atendimentos, orientações e capacitações realizadas pelos alunos dos cursos de enfermagem, biomedicina, farmácia, psicologia, biologia e fisioterapia.

"Diante de números alarmantes de ocorrências de acidentes com morte no Brasil, que abrangem as idades de 0 a 14 anos, foi iniciado o Projeto Liga nas Escolas com início em 2017, contando com os discentes da LTE, formando uma parceria entre a FHO e a Prefeitura Municipal de Araras, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. Além dessa parceria, pode-se contar também com a ONG Aldeias Infantis SOS, que forneceu para mais de 1500 professores da rede municipal de ensino uma capacitação gratuita e on-line sobre prevenção de lesões em crianças. Este projeto denominado como "Liga nas Escolas" de educação em saúde, envolve atendimento, conscientização e sensibilização em primeiros socorros. Tem como objetivo levar o conhecimento de prevenção de lesões e primeiros socorros aos professores, alunos e diretores das escolas públicas e privadas de Araras e região.

As solicitações das escolas são encaminhadas ao setor de marketing da FHO que realiza o agendamento junto à equipe do projeto. Até o final de 2023 foram capacitados mais de 1850 professores e funcionários das escolas de Araras e região.

O projeto ocorre as quartas-feiras das 14:00 às 16:30hs.

Projeto Educação Permanente da Atenção Primária em Saúde

Prof. Responsável: Prof. Me. Antonio Peripatto

Este projeto em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Araras/SP, visa promover oportunidades de otimização da capacitação da equipe técnica que atua na Atenção Básica à Saúde (ABS) do município por meio de estratégias pedagógicas participativas, que procurem atender às demandas dos diversos atores envolvidos (equipe assistencial, gestores e docentes), promovendo consequente impacto na qualidade da assistência de enfermagem oferecido à população.

Projeto Vacinadores

Prof. Responsável: Prof. Me. Antonio Peripatto

Este projeto surgiu durante a pandemia em parceria com a Secretaria de Saúde de Araras/SP frente a necessidade de auxiliar o município durante a vacinação em massa contra o Covid-19. Durante a pandemia o curso de enfermagem assumiu a vacinação dos munícipes de forma integral permitindo que o município atingisse a meta de imunização necessária para combater o vírus. Com esta ação inicial em 2020, surgiu o projeto que, posteriormente ampliou a área de atuação auxiliando em outras frentes de imunização.

O projeto ocorre periodicamente nas campanhas de vacinação em parceria com a Secretaria de Saúde de Araras/SP.

Projeto Biomédicos em Ação

Profa. Responsavel: Profa. Ma Letícia Cristina Gonçalves

O projeto biomédicos em ação visa promover integração dos acadêmicos do curso com a comunidade externa (alunos da AEHDA, escolas públicas) onde por meio de atividades lúdicas orientam e explicam os procedimentos para a realização de exames laboratoriais e a sua importância, bem como realizam exames laboratoriais de rastreamento para os encaminhamentos a rede básica de saúde.

Projeto Parasitologia na Escola

Profa. Dra. Nayara Kastem Scharlack

O projeto “Parasitologia na escola” tem como objetivo conscientizar os pais das crianças sobre a importância rotineira dos exames parasitológicos, afim do diagnóstico precoce de enteroparasitoses infantis, bem como disseminar conhecimento através de palestras acerca dos enteroparasitas e como eles podem afetar o desenvolvimento infantil. Nos casos em que crianças são identificadas com parasitoses as mesmas são ncaminhadas ao serviço de atenção básica do município.

Projeto Saúde em foco: Educação para a Vida

Prof. Responsável: Profa Dra. Daniele Michelin Paganotte

Este projeto teve como motivação dados que revelam os índices de gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ele corrobora com alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis da (ODS) ONU, pois a gravidez na adolescência e as ISTs fazem parte dos os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Este projeto visa atender as ODS 3 boa saúde e bem estar, ODS 4 educação de qualidade e ODS 10 redução na desigualdade, propiciando conteúdo informativo de qualidade e acessível a todos os jovens tanto do ensino público como privado.

A proposta deste projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para redução da infecção pelo HIV/IST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 14 a 24 anos.

Projeto Usina do Saber

Profa. Responsável: Profa Ma. Patricia Rafaela dos Santos

Este projeto iniciou em 2005 em parceria da FHO com a Escola Estadual José Ometto e a empresa Usina São João. Além da educação formal e das oficinas ligadas à Escola de Tempo Integral, oferecidas pelo Governo do Estado de São Paulo na Escola José Ometto, o projeto Usina do Saber proporciona atividades complementares esportivas e culturais. Também promove orientação e atendimento na área de saúde, garantindo às crianças e adolescentes uma formação integral.

A finalidade deste projeto é proporcionar, no âmbito educacional, outras oportunidades para o aluno da rede pública ampliar o seu potencial, suas habilidades mais amplas e também competências para, dentro de um processo de ensino-aprendizagem, encaminhar-se como futuro cidadão com maior responsabilidade e chance de atuar na comunidade e sociedade. O foco, sempre presente, é criar novas perspectivas para que o aluno tenha um projeto de vida e repertório de escolhas como indivíduo na comunidade, na família e na sociedade, como profissional e cidadão. Por meio deste projeto são realizadas atividades voltadas para a área da educação e saúde à alunos de 1º ao 9º ano do ensino fundamental, tendo em média a participação de 300 alunos.

Este projeto é anual, sendo que ocorre as quintas-feiras das 13:00 às 16:00 hs na Escola Estadual José Ometto e conta com a participação dos alunos dos Cursos de Odontologia.

Projeto Rondon Regional

Profa. Responsável: Profa Ma. Jessica Silva Ferreira Bertin

"Integrar para não entregar." Tendo a frase como lema, o Projeto Rondon leva estudantes universitários para municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O projeto tem a finalidade de promover o acesso à informação, prevenção e promoção à saúde, educação, cultura, meio ambiente e às noções de cidadania para o desenvolvimento social da população. As ações visam também aproximar os estudantes universitários, possibilitando o contato com as comunidades carentes dos diversos bairros. As ações visam também aproximar os estudantes universitários, possibilitando o contato com as comunidades carentes dos diversos bairros. Atualmente, além do Projeto Rondon, de âmbito nacional e vinculação ao Ministério da Defesa, há associações regionais em vários estados como o Projeto Rondon SP vinculado ao Instituto do Projeto Rondon do Estado de São Paulo, sendo que desde 2016 a FHO passou a participar ativamente.

Orçamento Familiar nas Escolas

Profa. Ma. Loraine Winckler Staut

O Projeto Educação Financeira iniciou em 2015 atuando em escolas estaduais e municipais e em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Empregos e Renda atendendo a comunidade da Zona Leste de Araras participante ativa das oficinas oferecidas. Atualmente o projeto atua em escolas públicas. Este projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino e a vida das crianças e adolescentes da comunidade de Araras por meio de atividades complementares.

Projeto CEPE (Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas)

Prof. Me. André Rodrigues Iusif Dainez

O Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da FHO, é um projeto formado por discentes e docentes do Núcleo de Negócios, tendo como objetivo principal realizar o cálculo e analisar a evolução dos principais indicadores econômicos do município de Araras e região. Até o ano de 2017, contava com o projeto "Cesta Básica" e a partir de 2018 este projeto está sendo ampliado incluindo o Índice de Qualidade de Vida, Índice de Expectativa do Consumidor, Indicadores do Mercado de Trabalho e Observatório Econômico.

O projeto Cesta Básica mede as variações do preço da cesta básica a partir de coletas realizadas pelos alunos nos principais mercados e supermercados das cidades da região. As informações coletadas são analisadas pela equipe do CEPE e comparadas com os dados do DIEESE ( Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) que oferece este estudo para a cidade de São Paulo. A análise dos dados coletados possibilita verificar quais produtos ficaram mais caros e quais pesam mais no bolso dos consumidores, com a explicação de quais motivos levaram ao encarecimento ou ao barateamento de certos tipos de produtos. Ainda, é realizada a comparação com níveis salariais médios, que permite saber quantas horas trabalhadas são necessárias para a aquisição de uma cesta básica a cada mês.

Projeto LabCom NCN: Laboratório de Comunicação e Informação em Negócios

Profa.Ma. Dhébora Souza Umbelino Silva

Este projeto visa ampliar por meio das redes sociais, a divulgação das atividades dos cursos da Área de Negócios e da Instituição, promovendo-os junto à comunidade. Oferecer formação sobre gestão e negócios com ênfase em comunicação e marketing à comunidade interna e externa, por meio de conteúdos digitais, palestras e oficinas em escolas da rede pública municipal. O projeto proporciona Incitar nos discentes envolvidos a capacidade de pesquisa e análise por meio da produção de conteúdos pertinentes a área de negócios e inovação, assim como colabora para o aumento de empregabilidade da comunidade e interna e externa através da divulgação continua e sistematizada de vagas de estágio e empregos na região.

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