A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de de Saúde, com o objetivo de melhorar o atendimento do público do local.
Alunos do Estágio Supervisionado de Enfermagem da FHO implementaram um projeto relacionado ao uso de sinalizações em Libras (Língua Brasileira de Sinais) na UPA 24h de Araras, tornando-a uma unidade inclusiva. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde visando a inclusão dos pacientes da unidade ''Elisa Sbrissa Franchozza''. ''Diante dos pacientes que nos procuram essa é uma inclusão que nós encontramos. E, por meio desta parceria com a Fundação Hermínio Ometto, implantamos esse projeto aqui na UPA. Essa ação ''será de muita relevância para os pacientes e para o nosso corpo clínico'', explicou a diretora da UPA 24h, Silvia Barreto.
De acordo com os alunos do último ano do curso, o projeto foi embasado na Lei 10.436/2002 e no Projeto de Lei 256/22, que determina que as sinalizações de ruas, praças, transportes coletivos e outros logradouros públicos, bem como a de edificações públicas e privadas, contenha inscrições em braile e em Língua Brasileira de Sinais (Libras). ''Trouxemos as placas de identificação em Libras para a UPA com a ideia de torná-la acessível para a comunidade surda no espaço urbano, garantindo maior autonomia para os mesmos''.
Com informações: FHO e Secom Araras
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339