Os integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Longevidade e Envelhecimento (GEPLE), do curso de Enfermagem da FHO, tiveram uma participação no livro A universidade e o envelhecimento populacional: diálogos e experiências em construção no Brasil, lançado em outubro pela Universidade Federal de Viçosa, com a publicação do capítulo ''Sexualidade e Envelhecimento: o conhecimento científico e sua abordagem no Ensino Superior'' (pág. 58).
O material é de autoria de Higor Matheus de Oliveira Bueno (Enfermagem/FHO), Felipe Bueno da Silva (ex-aluno de Enfermagem/FHO e mestrando da UFSCar), Márcia Thaís de Souza (Enfermagem/FHO), Enf. Ma. Dalyanna Mildred de Oliveira Viana (UFRN) e Prof. Dr. Gilson de Vasconcelos Torres (Coordenador da Rede de Pesquisa Multicêntrica sobre Vulnerabilidade, Saúde e Segurança da Pessoa Idosa), sob a supervisão da professora da FHO e líder do GEPLE, Profª Dra. Aline Maino Pergola Marconato.
No capítulo, o grupo abordou temas como: sexualidade e envelhecimento, o conhecimento científico sobre sexualidade no envelhecimento, a produção de conhecimento e a formação de recursos humanos pelo ensino superior e seu impacto no processo de envelhecimento ativo e saudável.
''A sexualidade na velhice é uma temática pouco discutida, repleta de estigmas e preconceitos e que requer melhor atenção e compreensão. Logo, torna-se importante a elaboração de estudos que evidenciem as necessidades sexuais da pessoa idosa, bem como a aplicação destes nas universidades de ensino nacionais, abordando as identidades de gênero e orientação sexual, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), resultando na avaliação do impacto da desmistificação e educação em saúde no envelhecimento ativo da população idosa. O objetivo deste capítulo é apresentar os diversos aspectos relacionados à sexualidade da pessoa idosa, tais como as orientações sexuais, identidades do gênero, práticas sexuais seguras e as ISTs. A temática do envelhecimento tem sido objeto do crescente interesse, embora ainda haja escassez de produção de literatura e de políticas públicas relacionadas. Diante desse cenário, é fundamental que as universidades, conscientes de sua importância social e intelectual, estimulem seus estudantes e futuros profissionais a fim de promover a capacidade de compreensão do que é de fato a sexualidade na velhice e suas diversas formas de expressão, bem como desenvolver cuidados em saúde que melhorem a qualidade de vida destes indivíduos e contemplem suas necessidades em relação à temática''.
O livro está disponível em:
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339