No mês de setembro, a FHO esteve representada durante o 15º Encontro Bienal da SETAC - Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental (Society of Environmental Toxicology and Chemistry) América Latina, realizado em Montevidéu, no Uruguai, pelo professor da Instituição, Dr. Matheus Mantuanelli Roberto, e pelas alunas Vitória Ramos Bulgarelli, do 10º período do curso de Farmácia, e Laís Carraro, egressa do curso de Ciências Biológicas.
Além da oportunidade de networking com profissionais de diferentes países, o evento internacional contou com a apresentação de trabalhos científicos relacionados à gestão e pesquisa em saúde ambiental, como as três produções apresentadas pelo grupo:
O trabalho Effects Of Diazepam And Sertraline On Plant Bioindicators, trouxe parte dos resultados da Iniciação Científica da aluna Vitória Ramos Bulgarelli, bolsista PIBIC/CNPq sob orientação do Prof. Dr. Matheus, com a colaboração das alunas Lais Carraro e Ana Luiza Risther Bruner, do curso de Biomedicina da FHO. Nele, foram apresentados os efeitos de ecotoxicidade de concentrações ambientais dos fármacos Diazepam e Sertralina sobre o organismo-teste vegetal alface (Lactuca sativa).
O trabalho Evaluation of the Insecticide Chlorantraniliprole by Ecotoxicological Tests With Non-Target Organisms apresentou os resultados da Iniciação Científica da aluna Lais Carraro, também sob a orientação do professor e com a colaboração da aluna Vitória Ramos Bulgarelli. ''Nele apresentamos os efeitos de ecotoxicidade do inseticida clorantraniliprole, muito usado no cultivo de cana-de-açúcar, sobre dois organismos não-alvos. Assim, verificamos que o produto é capaz de induzir alterações cromossômicas e nucleares em células de cebola (Allium cepa) e causar mortalidade do microcrustáceo Artemia salina'', explicou o professor.
Formada em Biologia pela FHO, atualmente Laís é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente, da UFSCar, em Araras.
O trabalho Effluents Generated In A Beauty Parlor After Using Brown Hair Dye - Ecotoxicity On Aquatic Organisms apresentou os resultados da tese da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UNESP, Rio Claro, Letícia Cristina Gonçalves. O trabalho foi orientado pela Profª. Dra. Maria Aparecida Marin-Morales e co-orientado pelo professor da FHO, Dr. Matheus Mantuanelli, além de contar com a colaboração das professoras Dra. Mariza Campagnolli Chiaradia Nardi (FHO) e Dra. Lilian Cristina Pereira (UNESP/Botucatu). ''Neste trabalho apresentamos os efeitos de ecotoxicidade de efluentes de salão de beleza, provenientes do processo de tintura capilar. As amostras foram testadas em três bioindicadores aquáticos: um microcrustáceo marinho (Artemia salina); um microcrustáceo de água doce (Daphnia similis) e embriões de peixes paulistinha (Danio rerio, conhecido como zebrafish) e sobre todos os organismos foram comprovados os efeitos tóxicos destes resíduos'', comentou Prof. Dr. Matheus.
Uma experiência acadêmica enriquecedora de compartilhamento do conhecimento científico para todos!
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339