Segunda-Feira - 30 de junho de 2014
Teoria & Prática traz entrevista com o navegador Amyr Klink e lista de sorteados

No início do mês a FHO|Uniararas promoveu o 9º Congresso Científico - ''Desafios de Viver o Século XXI'', evento institucional que proporciona atualização e integração, tanto para a comunidade interna à Instituição, quanto para a externa.

Com programação diversificada, este ano o Congresso bateu recordes em números. Ao todo, 2639 inscritos participaram das 111 palestras, minicursos e mesas redondas incluídas na programação, que abrangeu temas da área de saúde, negócios, engenharia, tecnologia e educação. Somando-se a isso, 150 trabalhos foram apresentados pelos participantes nos dois dias de evento.

Destaque na edição deste ano, a palestra de encerramento do navegador brasileiro, Amyr Klink, levou mais de 1.000 pessoas ao Ginásio Poliesportivo da Instituição. Considerado um dos palestrantes mais requisitados do país - tendo no currículo mais de 2.500 palestras proferidas no Brasil e no exterior - Amyr é famoso por suas expedições marítimas. A primeira delas aconteceu em 1984, quando realizou a travessia solitária do Atlântico Sul, num barco a remo, de Namíbia à Salvador. A jornada foi retratada no livro ''Cem Dias entre Céu e Mar'', best seller que conquistou posição, por 31 semanas consecutivas, na lista dos ''10 livros mais vendidos de não-ficção'' no Brasil. Desde então, foram mais de 40 viagens para a Antártica ao longo de 27 anos como navegador.

Entre os tópicos abordados na palestra, que teve como tema ''Empreendedorismo'', Amyr destacou a importância do acúmulo de conhecimento, que não se restringe apenas à escola; e os desafios e dificuldades da navegação, paralelos para muitas situações que enfrentamos no dia a dia. ''A necessidade faz a gente entender a simplicidade'', comentou, enquanto explicava sua primeira jornada. ''Empreender é o instante em que a gente decide fazer. O que acontecer, e se vai ou não dar certo, não importa'', enfatiza.

Sorteio do livro ''Cem Dias entre Céu e Mar''

Confira no link a entrevista do navegador para o Programa Teoria & Prática. Ao final do vídeo, a apresentadora Erika Buzo Martins apresenta também a lista com os nomes dos 20 alunos presentes na palestra que foram sorteados com o livro ''Cem Dias entre Céu e Mar'', autografado pelo autor. Abaixo, seguem os demais sorteados, por categoria.

PROFESSORES (participantes como palestrantes, comissão organizadora e/ou banca examinadora)
Adalberto Zorzo
Américo Bortolazzo Correr
Ana Paula Terossi de Godoi
Eduardo de Paula e Silva Chaves
Eliane Buzon
Evaldo Ribeiro Oliveira
Evandro Luiz Padilha
Jefferson Antonio do Prado
Júlio Valentin Betioli
Lucas Silvestre de Carvalho

ALUNOS DA COMISSÃO ORGANIZADORA
68380 - Antonio Carlos de Souza Junior (Engenharia Mecânica)
83264 - Monique F. Tischer Luiz (Enfermagem)
42147 - Edvaldo da Costa (Farmácia)
83905 - Debora Cristina Geremias (Química)
73784 - Camila Goulart (Biomedicina)
65115 - Vitor Mateus Lima (Sistemas de Informação)
77275 - Amanda Aparecida Ferreira (Biomedicina)
83288 - Bruno Renan de Oliveira (Sistemas de Informação)
78290 - Demetrius V. Leiva (Psicologia)
78643 - Samielle Magnani (Estética)

Os sorteados devem se dirigir a Pró-Reitoria de Graduação com um documento de identidade para a retirada do livro.