No último semestre de 2013, o professor da FHO|Uniararas, Henrique Scatolin, esteve em Brasília participando do 34º Congresso Interamericano de Psicologia. O encontro promoveu palestras voltadas para a área da educação, organizacional, clínica e social.
Na ocasião, ele apresentou três trabalhos acadêmicos, sendo dois da área da saúde e um da área de recursos humanos. Foram eles: As contribuições do método clínico para o contexto da saúde mental (CAPS), que ressalta a relevância da observação para o método clínico, trazendo o histórico deste método; e Dúvida e culpa: um estudo teórico-clínico sobre a problemática identificatória em um caso de neurose obsessiva. "Neste trabalho apresentei os resultados da minha tese, em que realizei uma articulação entre os pilares identificatórios propostos por Aulagnier, entrelaçando-os com a análise de um caso de neurose obsessiva", comenta Scatolin. A partir da apresentação, o professor recebeu o convite para atuar como revisor da revista Psychology Research, com sede nos Estados Unidos.
Na área de Recursos Humanos o trabalho apresentado foi uma sutil crítica para a atual qualificação profissional: um enfoque a partir dos modelos mentais e do trabalho em equipe proposto por Peter Senge. De acordo com o professor, o trabalho aborda uma articulação crítica entre a atual qualificação proposta na conjuntura brasileira e as barreiras presentes nos modelos mentais de muitos educadores e gestores que emperram o estímulo ao trabalho em equipe. "Tais reflexos, no nível micro, refletem as resistências no nível macro: temos ainda os reflexos de taylorismo disfarçado, levando os colaboradores ao isolamento, evitando assim o crescimento a partir da cultura do compartilhamento", explica.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339