Terça-Feira - 11 de março de 2014
5º Congresso de Educação da AMOG: Minicursos simultâneos abordam estratégias e desafios da área

Sexta-feira, 07 de março, professores da FHO|Uniararas e convidados ministraram 18 minicursos simultâneos no 5º Congresso de Educação da AMOG, realizado na IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Envolvendo temas como comportamento dentro e fora da sala de aula, tecnologias e inovações, desafios e novas ferramentas de aprendizado, os minicursos possibilitaram aos professores das 17 cidades participantes compartilharem as questões da educação e seus desafios.

No Ginásio, a Profª. Espec. Valentina Elisabeth Rossini Mazon apresentou "Voz, corpo e comunicação em sala de aula", enquanto no auditório "Quando a violência é um valor, o que é possível fazer na escola?" foi o tema abordado pelo Prof. Ms. Henrique Guilherme Scatolin. Nas salas de aula, os participantes se dividiram entre os minicursos: "Políticas étnicorraciais e educação: perspectiva multicultural crítica", do Prof. Ms. Fábio Eduardo Cressoni; "Literatura Infantil: desafios atuais", do Prof. Dr. Fabiano Rodrigo da Silva Santos; "Atendimento de primeiros socorros na Educação Básica", do Prof. Ms. Antonio Francisco Peripato Filho; "Avaliação Externa: Enem, Enade e Prova Brasil", da Profª. Ms. Marlene Aparecida da Silva Zutin; "Trabalhando o erro para melhor acompanhamento da aprendizagem", da Profª. Dra. Claudia Cristina Fiorio Guilherme; "Redes Sociais em Educação: Limites e Alcances com o Facebook", da Profª Dra. Aneridis Aparecida Monteiro; "Educação sem distância: tecnologias e inovações no processo de Ensino Aprendizagem", da Profª Dra. Roselaine Ripa.

No período da tarde, palestrantes e professores retornaram às salas, fomentando novas discussões e aprofundamentos na área da educação. Os minicursos oferecidos foram: "Relação entre família e educação no atual contexto social brasileiro", do Prof. Ms. Fábio Eduardo Cressoni; "Intertextualidade - As artes plásticas como interlocutores da aprendizagem", do Prof. Dr. Fabiano Rodrigo da Silva Santos; "O professor reflexivo enfrentando os desafios da inclusão e do fracasso escolar", da Profª. Ms. Marlene Aparecida da Silva Zutin; "Ensino e aprendizagem na educação básica: desafios curriculares", da Profª Drª Claudia Cristina Fiorio Guilherme; "Os desafios tecnológicos, sociais e pedagógicos da Educação profissional no século dos saberes", da Profª Draª Aneridis Aparecida Monteiro; "O desenvolvimento do cérebro na infância: a base para uma vida melhor", do Prof. Ms. Henrique Guilherme Scatolin; "As relações interpessoais e sua dinâmica no ambiente escolar", da Prof. Espec. Valentina Elizabeth Rossini Mazon; "Tecnologia x Metodologia: Inovações para uma nova escola", da Profª Draª Roselaine Ripa e "Sexualidade infanto-juvenil: desmistificando o tabu", da Profª. Ms. Marilda Rabelo Ribeiro do Valle.