Terça-Feira - 17 de dezembro de 2013
FHO|Uniararas realiza I Treinamento em Massa de Reanimação Cardiopulmonar

Na última terça-feira (10), a FHO|Uniararas realizou, no Ginásio Poliesportivo, o I Treinamento em Massa de Reanimação Cardiopulmonar, com a participação dos alunos do Curso de Enfermagem integrantes do Grupo de Estudo e Formação em Emergência (GEFE), sob a supervisão e orientação do Profº. Ms. Antonio Peripato, com apoio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e da Coordenadoria de Comunidade e Extensão. A ação teve como objetivo capacitar um grande número de funcionários e professores da Instituição, treinando-os para proceder em caso de emergências envolvendo Parada Cardiorrespiratória.

De acordo com o Prof. Ms. Enf. Antonio Peripato, coordenador de cursos de Pós-graduação em Enfermagem da FHO|Uniararas, a Parada Cardiorrespiratória (PCR) é o principal evento no atendimento aos Primeiros Socorros e muitas vidas são perdidas anualmente em decorrência de problemas cardiovasculares. "Parte desses casos acontece em ambiente não hospitalar, e sim na comunidade, justificando a importância de um treinamento em massa como esse. O atendimento, conhecido como Suporte Básico de Vida, é simples, rápido e qualquer pessoa treinada pode realizá-lo. O reconhecimento precoce e a realização das manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), além do choque com desfibrilador, garantem a melhoria da sobrevida do paciente e a redução de possíveis sequelas", explica.

Divididos em seis horários durante o período da manhã e da tarde, mais de 300 funcionários e docentes aprenderam os procedimentos básicos de socorro e o uso do DEA - Desfibrilador Externo Automático, sempre motivados pela animação e profissionalismo da equipe responsável pela ação.

Agradecemos a todos que estiveram presentes!

Sb