Quinta-Feira - 28 de novembro de 2013
Grupo de Ensino de Ciências da FHO|Uniararas publica artigo em revista internacional

O grupo de Ensino de Ciências da FHO|Uniararas, composto pelos professores Celso Luis Levada, Huemerson Maceti, Ivan José Lautenschleguer e Miriam Magalhães O. Levada, publicou este mês, na revista europeia Discovery Science, um artigo sobre o misterioso desaparecimento de Rudolf Diesel, renomado engenheiro alemão.

Sob o título "Who Wants Rudolf Diesel's Death", o artigo aborda os mistérios que cercam o desaparecimento do engenheiro, em 29 de setembro de 1913. Naquele dia, durante uma viagem de navio através do Canal da Mancha até Harwich, na Inglaterra, país onde Diesel pretendia inaugurar a nova sede de uma fábrica do motor inventado por ele, o alemão sumiu deixando a cama de sua cabine intacta e nenhum rastro sobre seu paradeiro. Suspeitou-se que ele teria caído do navio de maneira inexplicável. Duas semanas depois, um barco encontrou um cadáver próximo da costa belga. Roupas e objetos foram recolhidos e o corpo foi novamente lançado ao mar, procedimento normal da época. O filho Eugen Diesel reconheceu tais pertences como sendo de seu pai.

O ocorrido abalou a opinião pública. Por ocasião da sua morte, Diesel estava no auge da fama, graças à sua invenção do motor de autoignição. Em dezenas de fábricas em toda a Europa e nos Estados Unidos, o motor por ele inventado era produzido em larga escala, usando o biocombustível. Muitas suspeitas foram levantadas a respeito de sua morte repentina, incluindo acidente, suicídio e homicídio, mas a verdade continua sendo um mistério ainda hoje.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
20°C
Chuva: 90% (17 mm)
Menu Acessibilidade