Quarta-Feira - 27 de novembro de 2013
FHO|Uniararas participa da Cerimônia Nacional de Premiação dos Prêmios Santander Universidades 2013

Dia 19 de novembro, o Santander Universidades realizou a cerimônia de entrega dos Prêmios Santander Universidades 2013, em São Paulo. Na ocasião, o Reitor da FHO|Uniararas, Prof. Dr. José Antonio Mendes, e a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profa. Cristina da Cruz Franchini, estiveram presentes junto aos demais representantes de instituições públicas e privadas do Brasil e celebraram a classificação de projetos elaborados por nossos alunos entre os melhores da edição.

Com o intuito de reforçar o compromisso com o ensino superior, ao reconhecer, incentivar e premiar projetos relevantes de alunos, professores, pesquisadores e instituições de ensino superior, os Prêmios Santander 2013 ofereceram aos ganhadores R$2 milhões em prêmios - o dobro em relação à edição passada - e bolsas de estudos destinadas a professores e estudantes em instituições internacionais. Criada em 2005, a iniciativa já acumula cerca de 29 mil inscrições, e este ano foi dividida em quatro categorias: Ciência e Inovação; Empreendedorismo; Universidade Solidária e Guia do Estudante - Destaque do Ano.

Em sua nona edição, o Prêmio Santander Universidades registrou 16.838 projetos inscritos de 618 universidades públicas e privadas do país, entre elas a FHO|Uniararas. A Instituição, participante do prêmio pela primeira vez, conquistou classificação entre os 300 melhores projetos de Empreendedorismo com propostas desenvolvidas por nossos alunos. Jéssica Izael de Camargo, estudante do curso de Administração, classificou-se na categoria Economia Criativa, com o projeto "Atieco", e Jonas dos Reis Nogueira, aluno do curso de Farmácia, classificou-se na categoria de Biotecnologia e Saúde, com o "Programa de orientação sobre o uso de plantas medicinais através de sua comercialização em um herbanário auxiliando ao combate de doenças incidentes na população da região de Leme".

De acordo com a professora Erika Camila Buzo Martins, orientadora dos trabalhos, a classificação da FHO|Uniararas representa uma conquista coletiva. "O resultado nos ajuda a acreditar cada vez mais na qualidade do nosso trabalho como educadores e na qualidade do profissional que colocamos no mercado. Foi possível perceber o empenho deles e a integração com alguns professores e coordenadores de cursos, que se dedicaram a auxiliar nas etapas finais", comenta.

Apesar dos desafios enfrentados - escolher um tema apropriado à proposta do concurso e satisfatório para posterior execução, e desenvolver um plano de negócios completo com um tempo muito reduzido - o ótimo desempenho apresentado serve de estímulo para as próximas edições, motivando novos alunos a desenvolverem suas ideias. "Acredito no aumento das expectativas de participação de alunos e um maior incentivo de professores das mais diversas áreas. A partir do momento em que coordenadores, professores e alunos acreditarem que é possível vencer um projeto como esse, teremos um aumento significativo de participações e de alunos que possam chegar à final", conclui.