Segunda-Feira - 17 de junho de 2013
Projeto Rondon leva alunos da FHO|Uniararas ao Pará

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon tem como objetivo a integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários que buscam soluções que contribuam ativamente para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, visando o bem-estar das populações visitadas em cada nova Operação.

Acreditando contribuir para a formação do universitário como cidadão, a FHO|Uniararas participa do Projeto Rondon desde 2005. Duas vezes por ano, seus alunos vão às cidades definidas pelo Projeto levando informações, palestras, cursos, vivências e oficinas, além de corações cheios de vontade! Melhor de tudo isso, é que trazem com eles uma bagagem ímpar!

Para o segundo semestre deste ano, nossos alunos foram selecionados para visitar a cidade de São João da Ponta, no nordeste do Pará, com a Operação Forte do Presépio. Depois de passar por várias seletivas e dinâmicas em grupo, os alunos selecionados e acompanhados pelos professores Valdenilson José Zorel e Sandra Bull foram:

Camila Alves Rodrigues, do curso de Fisioterapia; Cristina Alves da Grasa Oliveira, de Ciências Contábeis; Flavia Jaqueline da Costa, aluna de Odontologia; Harquimedes Ferreira Ceridório, do curso de Biologia; João Paes - Educação Física; Maria Angélica Nogueira Rossi, de Enfermagem; Maria Fernanda Turatti de Goes, também do curso de Fisioterapia eVanessa Paganotti Nicolau, aluna da Administração.

Durante os 20 dias de Operação, nossos alunos irão desenvolver capacitações sobre:

COMUNICAÇÃO:

- Capacitando agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias;

- Divulgando às lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal.

MEIO AMBIENTE:

- Capacitando, mobilizando e realizando campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água.

TRABALHO:

- Capacitando produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas;

- Incentivando o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável;

- Promovendo ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços;

- Capacitando servidores municipais em gestão pública e de projetos.

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO:

- Disseminando soluções autossustentáveis - tecnologias sociais - que melhoram a qualidade de vida das comunidades.

Sb