Sexta-Feira - 14 de junho de 2013
Grupo de alunos e professores do curso de Administração calculam o valor da Cesta Básica em Araras

Alunos e professores de Administração, sob a supervisão do coordenador, Luiz Eduardo Gaio, continuam elaborando o Relatório de Cesta Básica de Araras seguindo a metodologia proposta pelo Dieese. Todo mês, os alunos pesquisam em supermercados do município o custo da Cesta Básica e comparam com o mês anterior para entender onde houve queda ou aumento no custo dos mantimentos e produtos de limpeza.

No mês de maio, a cesta apresentou um custo de R$289,75, com uma leve baixa de 1,60% com relação ao mês anterior, abril. "Tal baixa aponta para uma tendência de diminuição no custo de vida da população de Araras no mês de maio. Talvez um reflexo tardio da diminuição dos tributos da cesta básica, aplicada pelo governo no mês de março", comentaram os professores responsáveis pela análise.

Se comparado ao da cidade de São Paulo, o custo da cesta básica em Araras apresentou-se aproximadamente 24% mais baixo (R$289,75 em Araras x R$384,09 em São Paulo, segundo Economia Terra). Isto pode ser considerado um indicativo de que o custo de vida no município de Araras é mais baixo do que o custo de vida na capital do Estado. Em relação aos meses anteriores, percebe-se uma queda na relação de preços, demonstrando uma redução no custo de vida ararense em comparação com a capital paulista.

Desta vez, os vilões do orçamento do consumidor ararense foram: a batata, com alta de 15,18% com relação ao mês anterior; o leite, o feijão e a farinha de trigo. Os produtos com queda nos preços em relação ao mês anterior foram: o tomate, o óleo de soja, o açúcar e a banana.

Fonte: Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPE - FHO/UNIARARAS).

Ainda segundo os pesquisadores, tendo como base o salário mínimo vigente (R$678,00), na jornada de trabalho (220 horas/mês) e o valor da cesta básica em abril (R$289,75), pode-se calcular a quantidade de horas que um trabalhador ararense, que recebe o mínimo, precisou trabalhar para comprar uma cesta básica. Em maio, este trabalhador remunerado pelo salário mínimo trabalhou aproximadamente 94 horas para adquirir uma cesta básica. A cesta básica em Araras representou 42,7% do valor do salário mínimo em maio.