Terça-Feira - 27 de novembro de 2007
Dia Nacional de Educação a Distância

Em 2003 a ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância tomou a iniciativa de adotar o dia 27 de novembro como data especial para a educação a distância, instituindo assim O Dia Nacional da Educação a Distância.

A Educação a Distância não possui as mesmas características de um ensinar e de um aprender que se baseia na presença física do professor, do aluno e também da estrutura física de uma escola. Ela trabalha por caminhos que permitem, por exemplo, a presença do professor por outros meios.

As universidades como conhecemos estão mudando e a utilização da EAD vem permitindo o acesso de um grupo cada vez maior de estudantes ao ensino superior no Brasil. Devido às dimensões de nosso país essa modalidade de ensino reduz as distâncias e socializa o conhecimento em todas as nossas regiões.

O NEAD - Núcleo Interdisciplinar de Educação a Distância, para comemorar este dia oferta a toda a comunidade acadêmica da Uniararas a inscrição de qualquer interessado ao curso de extensão em EAD - II Curso EAD Utilizando o Ambiente Moodle.

É só acessar, clique aqui.

A EAD explora certas técnicas de ensino a distância, incluindo as hipermídias, as redes de comunicação interativas e todas as tecnologias intelectuais da cibercultura. Mas o essencial se encontra em um novo estilo de pedagogia, que favorece ao mesmo tempo as aprendizagens personalizadas e a aprendizagem coletiva em rede. Neste contexto, o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos.

Pierre Lévy em Cibercultura - 1999, p.158