Quinta-Feira - 11 de abril de 2013
X Semana da Água abordou a importância do uso consciente deste recurso

A organização das Nações Unidas (ONU) adotou em 1992 o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água e, de lá pra cá, vários temas foram abordados durante as datas para celebrar a conscientização desse bem primordial para o Planeta.

Em 2013, o tema central discutido foi o Ano Internacional da Cooperação da Água, com o principal objetivo de mostrar a importância do consumo adequado e consciente da água, reforçando todas as campanhas feitas pela mídia sobre a importância do não desperdício e, quando possível, do reuso.

Há 10 anos a FHO|Uniararas reconhece a data e realiza, por meio da Coordenadoria de Comunidade e Extensão; do Siga (Sistema Interno de Gerenciamento Ambiental); dos Coordenadores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Licenciatura em Química, Tecnólogos em Saneamento Ambiental, Pedagogia e Processos Químicos e em parceria com a Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, um evento no Campus com workshops e mesas redondas para discussão do tema.

Os mediadores das mesas redondas, Prof. Dr. Júlio Valentim Betioli e Profa. Dra. Aurora Mariana Garcia de França Souza, conduziram temas e discussões importantes ligados aos recursos hídricos.

A programação contou com palestra do Dr. Olavo Raymundo Junior, cuja proposta foi conhecer a realidade de microbacia da FHO|Uniararas, seguida de uma mesa redonda sobre o valor econômico e o meio ambiente, com Dr. Ricardo Luiz Bruno e Dr. Júlio Valentim Betioli.

No período noturno, aconteceu a abertura oficial do evento, com a presença de diversos professores, alunos, comunidade ararense e a presença do Reitor, Dr. José Antonio Mendes, que palestrou sobre "As águas do Cerrado". Em seguida, ocorreu mais uma Mesa Redonda, com a Dra. Aurora Mariana Garcia Franca Souza e Dra. Adriana Cavalieri Sais.

O evento atendeu as metas da UNESCO e atingiu as expectativas da comissão organizadora e das mais de 300 pessoas que participaram das reflexões sobre a data, tais como profissionais atuantes e acadêmicos. A ideia da conservação e preservação dos recursos hídricos, fundamental para a vida de todas as espécies que habitam o planeta, foram ressaltadas várias vezes.