Sexta-Feira - 05 de abril de 2013
Aluno da Biomedicina da FHO|Uniararas trabalha com nanopartículas para terapia gênica na Austrália

"Troca; permuta. Relações de comércio, ou culturais, entre nações". Essa é a definição do dicionário Aurélio para o significado da palavra Intercâmbio. Pois bem, nada melhor do que trocar informações e conhecer novas culturas para, de fato, crescer e se desenvolver perante os conhecimentos do mundo.

Somando ao grupo dos viajantes intercambistas, está o nosso aluno de Biomedicina Daniel Oliveira, que desde julho de 2012 está frequentando diversas disciplinas na Universidade de Queensland, na Austrália, pelo programa Ciências sem Fronteiras.

Neste começo de 2013, Daniel está desenvolvendo um projeto na área de nanotecnologia aplicada à Terapia Gênica, no Tissue Engineering and Microfluidics Laboratory, Australian Institute for Bioengineering and Nanotechnology, com a ajuda de seu orientador, o famoso engenheiro de tecidos humanos, PhD Justin Cooper-White, com inúmeros trabalhos publicados na área.

O projeto de Daniel, de forma resumida, trata de obter um nanomaterial (formado por partículas minúsculas) que possa servir para abrigar um dado gene saudável e transferi-lo para dentro de uma célula que possuía um gene defeituoso ou não possuía aquele dado gene. Daí, o nome de seu projeto: "Design of Nanoparticles for Gene Delivery".

"Essa veiculação de genes, denominada Terapia Gênica, terá em futuro próximo, grande aplicação no tratamento de várias doenças, entre elas diversos tipos de tumores malignos e de imunodeficiências. O material que transportará o gene precisa ser absolutamente inócuo para o organismo e ter a capacidade de se ligar apenas às células que precisam ter o gene restaurado. Esse é o grande desafio que Daniel está enfrentando", disse a coordenadora do curso de Biomedicina, Dra. Norma Mota.

Que nosso aluno tenha várias conquistas e que possa ajudar na saúde pública do nosso país e do restante do mundo! Parabéns pela conquista.

Quinta-feira