Terça-Feira - 08 de janeiro de 2013
Realizado na sede da FHO|Uniararas, XVI Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia superou as expectativas em 2012

O XVI Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia, VII Simpósio Internacional de Enfermagem em Nefrologia, V Congresso Luso-Brasileiro em Nefrologia, I Congresso Brasileiro Multiprofissional de Nefrologia e o I Simpósio Brasileiro de Nutrição em Nefrologia, que aconteceu na FHO|Uniararas, foi um grande sucesso, que contou com a participação de mais de 500 pessoas.

O primeiro dia foi marcado pelos cursos oferecidos; pelo simpósio de capacitação para enfermeiros e também pelo simpósio de nutrição, que abordou os aspectos nutricionais no tratamento conservador. A expectativa de público foi superada, mesmo sendo quatro eventos simultâneos, todas as salas estavam cheias!

A cerimônia de abertura do congresso aconteceu no dia 16/11/2012 às 19h no Teatro Estadual de Araras, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e contou com a presença do nosso reitor Dr. José Antonio Mendes, da Deputada Estadual, Carmen Emília Bonfá Zanotto, que ministrou a palestra "Piso salarial x Jornada de trabalho" e do coral infantil EMEF Prof. Joel Job Fachini, que, entre outras músicas, cantou o hino nacional.

Além da cerimônia de abertura, um coquetel abrilhantou o início do evento realizado no Teatro Ouro e Prata e contou com a presença da escola de samba "A Casamba", de Rio Claro/SP, que animou a noite cantando grandes clássicos do samba!

O workshop de Acesso Vascular foi um dos grandes destaques do congresso, ministrado pelo enfermeiro português Clemente Neves de Sousa, que falou da importância do acesso vascular nos cuidados com o paciente renal crônico e a posição privilegiada do enfermeiro no reconhecimento dos processos disfuncionais do acesso vascular, prevendo complicações e promovendo a sua durabilidade.

O XVI Congresso foi marcado pela rica produção científica, contando com a participação de dois enfermeiros de Portugal e duas enfermeiras do Chile, que compartilharam experiências com os congressistas e palestrantes.

Para a FHO|Uniararas foi um prazer sediar o evento e colaborar com mais um forma de propagação da educação!

Fonte: Link do site