Quinta-Feira - 03 de janeiro de 2013
Prouni 2013: MEC irá divulgar em breve o período de inscrições

Nos próximos dias, o ministro da educação, Aloizio Mercadante, irá divulgar o cronograma do Prouni para este ano, incluindo o período para as inscrições. Portanto, fique atento para não perder os prazos!

Mas já existe um cronograma extraoficial que contém as datas prováveis que serão confirmadas quando o cronograma oficial for divulgado. Segundo o cronograma previsto, será possível efetuar inscrição no Prouni 2013 entre os dias 12 e 17 de janeiro.

Para poder concorrer às bolsas parciais e integrais oferecidas pelo Prouni 2013, os estudantes devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM em 2012, aplicado em todo o país no mês de novembro. Porém, estudantes que tenham obtido nota média inferior a 450 pontos no exame ou que tenham obtido nota zero na redação estão automaticamente excluídos do Prouni.

Não são todos os estudantes que participaram do Enem 2012 e obtiveram um bom desempenho que poderão concorrer às vagas do Prouni. As bolsas são reservadas a estudantes que se enquadrem em uma série de requisitos. Há, por exemplo, um limite de renda para o Prouni.

As inscrições acontecerão exclusivamente pela Internet, no site oficial do programa, disponível no endereço eletrônico link.

Será necessário informar número de inscrição e senha, cadastrados no Enem 2012. Os estudantes que se esquecerem destes dados poderão acessar o site oficial do Enem para a recuperação dos mesmos. Será possível escolher duas opções de cursos em qualquer parte do país.

Após o término do período de inscrições do Prouni 2013, serão realizadas duas chamadas: a primeira prevista para o dia 20 de janeiro e a segunda prevista para o dia 05 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados nestas chamadas terão um prazo estabelecido para apresentação de documentação e efetivação de matrícula nas instituições para as quais se inscreveram.

Após as duas chamadas e os dois prazos para matrícula dos selecionados no Prouni, será aberto um novo prazo para manifestação de interesse na participação da lista de espera. Poderão participar desta lista os estudantes não selecionados nas duas primeiras chamadas ou selecionados para cursos onde não houver formação de turma. O prazo para a manifestação de interesse está previsto para acontecer entre os dias 20 e 22 de fevereiro.