Quarta-Feira - 03 de outubro de 2012
Rondonistas retornam do Pará cheios de boas lembranças e histórias para contar

Antes de nossos alunos embarcarem, em julho, para mais uma viagem pelo Projeto Rondon, publicamos uma matéria citando Mário Quintana: "Viajar é trocar a roupa da alma". Pois é, eles voltaram de vestes trocadas! Cheios de histórias, emoções e conhecimentos que só vem com a vivência desses 20 dias em outro estado, convivendo com outras culturas e realidades.

Desta vez, o Projeto foi realizado na cidade de Ourém, no Pará, um pequeno povoado, fundado no século XVIII, que hoje é um município com grande potencial turístico, mas ainda inexplorado. Inclusive, esta foi uma das abordagens levada pelo Projeto Rondon, para que os moradores valorizem sua terra e sua cultura e saibam tirar bom proveito do turismo ecológico, por exemplo.

Foram oito alunos e dois professores, que se empenharam em levar diversos projetos e foram recebidos de braços abertos pela comunidade, ávida por novas informações e atenção. O carinho dos moradores para com os rondonistas é algo sempre comentado nas reuniões de retorno, sempre com muita festa e cooperatividade, típico do povo brasileiro!

A experiência é realmente única para cada participante e, com certeza, para a comunidade que recebe de braços abertos tantos jovens ansiosos por fazer a diferença. Uma coisa é unânime para aqueles que tem esta oportunidade: a valorização da vida e a vontade de fazer a mudança para o bem acontecer.

E o projeto continua! Em outubro já serão enviadas as propostas para mais uma participação da FHO|Uniararas no Rondon, em janeiro de 2013. Boa sorte aos que pretendem ir e parabéns aos que foram e trouxeram a experiência, que ficará marcada na memória de cada um e da Instituição.

Sb