Sexta-Feira - 24 de fevereiro de 2012
Professora da FHO|Uniararas é autora de um capítulo de livro internacional sobre Propriedades e Controle de Herbicidas

Efeitos do herbicida atrazina. Este é o tema tratado no livro do Prof. Dr. Mohammed Naguib Abd El-Ghany Hasaneen, que tem a participação da nossa Profa. Dra. Grasiela Severi Aguiar, em parceria com a Profa. Dra. Elaine C. M. da Silva Zacarin.

O livro reuniu as diferentes abordagens sobre os riscos à saúde causados pelos herbicidas, sendo que o capítulo 15, escrito pela nossa docente, Dra. Grasiela, aborda os efeitos do herbicida atrazina em modelos experimentais sob diferentes aspectos. "Neste capítulo, é apresentada uma extensa revisão bibliográfica sobre os efeitos da atrazina em tecidos animais, focando alguns órgãos-alvo e salientando seus mecanismos celulares de ação, além de apresentar alguns resultados obtidos pelo grupo de pesquisa liderado por mim", explanou a professora.

Sobre o tema

Com o aumento da população mundial, a demanda por produtos alimentícios, principalmente os de origem agrícola, tem aumentado no decorrer dos anos, e ao encontro disto, o desenvolvimento de produtos químicos para o controle de pragas agrícolas trouxe inúmeros benefícios à agricultura moderna.

Com o avanço dessas práticas agrícolas e a ausência de um sistema de controle de qualidade eficiente para monitorar a aplicação dos agrotóxicos, seu uso indiscriminado sem critérios e sem conhecimento aprofundado de sua ação e efeitos, trouxeram e, continuam trazendo, problemas muito sérios ao meio ambiente e, consequentemente, à qualidade de vida do ser humano.

Atualmente, os herbicidas representam 58% dos agrotóxicos consumidos no Brasil e o maior consumo se concentra na região Sul e Sudeste. Os efeitos maléficos da exposição a herbicidas não se restringem somente à toxicologia ocupacional, mas também à contaminação de rios e córregos que abastecem propriedades agrícolas e reservatórios de abastecimento urbano, principalmente durante as chuvas, ocasião em que as partículas do solo das lavouras são carreadas para o ecossistema aquático.

A melhor maneira para informar e contribuir para a avaliação dos riscos dessa exposição, além de buscar estratégias para minimizar o risco ecotoxicológico, é compilar dados e informações sobre o tema, para que possam ser estudados por todos que tenham interesse. Por isso, o surgimento deste livro.

Parabéns aos autores e, principalmente, à nossa professora, por mais esta conquista!

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Sexta-feira
26°C
16°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade