Terça-Feira - 14 de fevereiro de 2012
Aluna do curso de Administração da FHO|Uniararas contribui com Indústrias de Rio Claro

Através de seu Trabalho de Iniciação Científica, a aluna analisou 196 Indústrias do Município e recolheu dados inéditos.

A aluna do curso de Administração da FHO|Uniararas, Jessica Gabriele dos Santos, desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica que certamente contribuirá com a cidade de Rio Claro/SP. O estudo analisou 196 indústrias da cidade para tentar traçar um perfil de suas necessidades em relação a admissão de profissionais qualificados.

O artigo "Indústrias de Rio Claro e as soluções para a falta de qualificação profissional" é fruto de seu trabalho de Iniciação Científica, elaborado com a orientação da Profa. Dra. Raquel Gianolla Miranda.

O trabalho foi desenvolvido por meio de uma ampla pesquisa com abordagem estatística, analisando as indústrias de Rio Claro, com relação aos desafios que enfrentam na captação de profissionais qualificados. Segundo a professora, esta pesquisa científica contribuirá com dados estatísticos importantes sobre o assunto, favorecendo a relação entre os órgãos públicos, a indústria e as empresas de capacitação profissional da cidade, que conta com um parque industrial de cerca de 600 indústrias.

A pesquisa

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, profissionais buscam capacitação para conquistar bons empregos. Apesar dessa realidade, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, em um estudo sobre o mercado de trabalho, que 82% das pessoas que buscam um emprego formal no Brasil não possuem qualificação.

Diante deste cenário, o que as empresas de Rio Claro estão fazendo para preencher os cargos vagos que exigem qualificação? Foi para tentar responder a esta pergunta que Jéssica documentou o perfil das indústrias do Município, no que tange à qualificação profissional.

Segundo os estudos, em 2011, 100% das indústrias pesquisadas apontaram que tem alguma dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. Os impactos dessa falta incidem principalmente sob a área de produção, visto que, segundo a pesquisa, 65% das indústrias da cidade apontaram esta como a área mais prejudicada pela ausência de profissionais qualificados.

Das indústrias rioclarenses, 70% apontaram que a ação mais prejudicada foi a "qualidade dos produtos fabricados". Para maior qualificação, 91% das indústrias indicaram que falta, para o mercado de trabalho, conhecimento específico e/ou prático nas funções, principalmente costureiras e operadores de produção.

Essa carência afeta não só o desempenho das indústrias, mas também o desenvolvimento socioeconômico do município, o que coloca a qualificação profissional como uma proposta de política pública para Rio Claro.

Quinta-feira
Chuva: 90% (25 mm)