Terça-Feira - 14 de fevereiro de 2012
II Olimpíada de Raciocínio Lógico inicia o ano letivo dos alunos de Sistemas de Informação

Para começar o ano letivo com pique total e com a cabeça já preparada para as aulas à frente, o curso de Sistemas de Informação organizou na última terça-feira, 07/02, a II Olimpíada de Raciocínio Lógico da FHO|Uniararas.

A intenção do Projeto, iniciado no ano passado pelos professores Rogério Cardoso e Sérgio Luis Antonello, é promover uma competição saudável entre os alunos do curso, visando à resolução de problemas da área de lógica, que é uma temática importante para o curso.

Este ano, os docentes optaram por incluir a competição na Semana de Recepção dos Calouros e "o resultado foi excelente. Acima do esperado", disseram os professores responsáveis pela organização.

Provas de raciocínio rápido, liderança e articulação em equipe foram algumas das habilidades abordadas na competição, que premiou as três melhores equipes do campeonato com medalhas de ouro, prata e bronze.

Os participantes elogiaram a iniciativa, que além de incentivar temas importantes dentro do curso, promoveu a interação dos novos alunos, colocando-os em contato com a turma e o novo curso. "Gostei da atividade, por que testou nosso raciocínio, nossos conhecimentos, a conduta sobre pressão e o trabalho em equipe", comentou um dos participantes. "Foi uma prática divertida e uma boa oportunidade para o entrosamento inicial", completou outro aluno ingressante do curso.

Como funcionou

A turma foi dividida em grupos de três alunos, e cada grupo recebeu um caderno com 10 problemas de lógica. Pelas regras, vence a equipe que resolver mais problemas e no menor tempo possível. Se a solução apresentada contiver erros, o grupo que a apresentou recebe uma punição de tempo, prejudicando sua pontuação final.

Resultado final

Depois de avaliados, os alunos Gabriel Max Siqueira Filho, Rodrigo Luiz Trova e Felipe Augusto Padilha ficaram com o primeiro lugar; garantiram a medalha de prata os discentes, Caio Eduardo de Goes e Gabriel Macedo Valforte e o terceiro lugar ficou por conta dos alunos Denilson Nicolas Costa Lima, Pedro Filipe Tambolini e Petrius Nicolas Costa Lima.

Após a competição e antes da divulgação dos resultados finais, os participantes responderam uma breve pesquisa a respeito do evento e atribuíram uma nota de zero a dez para a relevância da Olimpíada.

A tabulação dos resultados apresentou que 63% dos alunos deram nota 10 ou 9; 33% deram 8,5 ou 8 e 4% deu nota 7 ao evento. "Observa-se que a iniciativa foi um sucesso, alcançando 96% de aprovação com média entre 8 e 10", comemoraram os organizadores do evento.

Sb