Quarta-Feira - 01 de fevereiro de 2012
FHO|Uniararas garante curso de libras na grade curricular de todos os cursos

Inclusão social: nada mais do que um conjunto de ações que garantem os benefícios da vida em sociedade para todos; independente de classe social; origem geográfica; educação; idade; existência de deficiência; preconceitos raciais ou sexuais.

Somando ao time dos que buscam incluir e pensando em aumentar ainda mais a capacitação de seus alunos, a FHO|Uniararas disponibiliza aulas de Libras, Língua Brasileira de Sinais, para todos os seus cursos, como matéria optativa. Sendo que para as licenciaturas, conforme as normas do MEC (Ministério da Educação) é uma disciplina obrigatória.

As aulas serão ministradas pelo Prof. Rodrigo Medeiros, quinzenalmente aos sábados, com início no dia 18 de fevereiro e encerramento em 23 de junho, com carga total de 40 horas/aula.

É importante ressaltar que a disciplina de Libras é útil para todos os profissionais, pois são raros os que têm esta qualificação, obrigando os deficientes auditivos da região a se deslocar até as cidades maiores para serviços com esta especialização. "No mercado de trabalho, estão faltando psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, dentistas, entre outros, que saibam, pelo menos, o básico de Libras para poder atender este público", confirma o professor responsável pela disciplina na FHO|Uniararas.

É importante que os profissionais tenham este suporte, já que a maioria, principalmente os da área de saúde, presta atendimento ao público. Para incluir é preciso aprender! A FHO|Uniararas está possibilitando o curso de forma livre, para que todos tenham acesso. Os alunos interessados devem realizar suas inscrições o quanto antes na secretaria da pró-reitoria. Fique de olho nos dias disponíveis.

18 de fevereiro - das 8h às 11h30
03, 17 e 31 de março - das 8h às 11h30
14 e 28 de abril - das 8h às 11h30
5 e 19 de maio - das 8h às 11h30
6 e 23 de junho - das 8h às 11h30

Para conhecimento

A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa, mas não é uma linguagem universal, cada país, e até região, possui a sua. A Libras possui estrutura gramatical própria e os sinais são formados através da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.