Quinta-Feira - 26 de janeiro de 2012
Enquanto os alunos estão em férias, professores e coordenadores participam de oficinas para aprimorar o formato das aulas

Passadas as datas comemorativas e ainda aguardando a volta dos alunos, os docentes da FHO|Uniararas se preparam para iniciar suas aulas com força total. Pensando nas tantas novidades oferecidas pelo mundo digital e na forma com que os jovens captam a informação, que já não é mais a mesma de anos atrás, nossos professores, principalmente os de 1º ano, estão em treinamento para redirecionar sua forma de transmitir conhecimento aos alunos em sala de aula.

Hoje, com as tantas ferramentas de comunicação disponíveis, os alunos acabam aprendendo também por meio da internet e outros canais rápidos e dinâmicos de informação e as instituições de ensino precisam se adaptar a este novo cenário. Pensando nisto, desde o último dia 18, os professores estão participando de oficinas sobre como montar slides interativos no power point; programas destinados à edição e captação de vídeos para uso em materiais didáticos; cuidados com os conteúdos expostos aos alunos; resumos para facilitar o entendimento, metodologia de ensino e processo formativo, entre outros.

Os professores se inscreveram previamente para participar dos cursos, que apresentaram dois tipos de atividades de formação pedagógica: Oficinas/Reuniões de discussão sobre a Metodologia do Processo Formativo e Oficinas Temáticas, que são minicursos "com o propósito de fornecer ao professor, ferramentas e informações para que ele consiga diversificar as suas estratégias de ensino e repensar, por exemplo, a sua prática docente", pontuou a Coordenadora do curso de Pedagogia, Cacilda Encarnação A. Alvarenga.

As atividades são extremamente relevantes para os professores, que podem aperfeiçoar sua prática docente. "As reuniões sobre a discussão da Metodologia de Processo Formativo têm possibilitado aos professores um momento de reflexão sobre estratégias de ensino para diversos momentos da aula e, principalmente, de compartilhamento de práticas, o que lhes permite ampliar o seu repertório de caminhos possíveis para conseguir atingir ainda mais os objetivos educacionais planejados", acrescentou a Coordenadora de Pedagogia.

Os alunos são os principais beneficiados com esse trabalho, já que as oficinas favorecem a prática do processo de assimilação dos conteúdos, por meio de atividades de revisão e síntese, além de possibilitar ao aluno a participação ativa nas aulas. As práticas abordadas possibilitam ao docente o acompanhamento do envolvimento dos discentes, por meio do registro das atividades solicitadas em aula.

É importante destacar que muitos professores já utilizam estratégias diversificadas de ensino. Mas, o que se pretende, é que todos consigam trabalhar de forma criativa, participando de um espaço de discussão, reflexão e intercâmbio de ideias. É através destas atividades, que a FHO|Uniararas coloca em prática sua responsabilidade com a qualidade do ensino e a formação de bons profissionais.

Quinta-feira