Quarta-Feira - 07 de dezembro de 2011
Ex-alunos do curso de Biologia publicam artigos em Revistas Específicas

Dois ex-alunos do curso de Biologia da FHO|Uniararas publicaram artigos científicos, oriundos de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC),em duas importantes revistas da especialidade.

Reginaldo Augusto Basqueira escreveu sobre a "Superação de Dormência em Ormosia arbórea pela Utilização de Dois Métodos de Escarificação Mecânica em Diferentes Pontos de Tegumento." Importante por ser uma Fabaceae (uma das maiores famílias botânicas, também conhecida como leguminosas, de ampla distribuição geográfica) característica da Floresta Latifoliada Semidecídua e Pluvial Atlântica, recomendada para plantios destinados à recuperação de áreas degradadas e que apresenta grande importância ornamental e artesanal.

O artigo foi publicado pela Revista Rama: Revista em Agronegócios e Meio Ambiente e pode ser encontrado através do link, clique aqui.

A outra ex-aluna, Aline Macedo Moro, publicou seu trabalho na Revista Ensaios e Ciência Edição Especial: Ciência Agrária e Meio Ambiente. O artigo dissertou sobre a "AIA no estímulo de brotos laterais em estacas de Dendobrium nobile Lindley (Orchidaceae)".

O trabalho explora o mundo das orquídeas, onde a "olho de boneca", orquídea mais popular no Brasil, tem um lento desenvolvimento e isso implica em seu elevado valor, sendo necessárias técnicas para obtenção rápida de plantas comercializáveis. O trabalho verificou a influência, em estacas caulinares, de diferentes concentrações de AIA no estímulo e desenvolvimento de brotos laterais de D. nobile.

Este artigo pode ser encontrado no link, clique aqui.

Para a FHO|Uniararas é um orgulho ver seus alunos gerando frutos no mercado de trabalho e na área acadêmica. Parabéns aos dois biólogos!

Quinta-feira