Segunda-Feira - 31 de outubro de 2011
Professor da FHO|Uniararas participa dos Jogos Parapan-Americanos

Iniciado formalmente em 1999, os primeiros Jogos Parapan-Americanos aconteceram na Cidade do México com a participação de 1200 atletas de 20 países, que competiram em quatro esportes: atletismo, natação, basquete e tênis de mesa. Seguindo adiante e acrescentando cada vez mais modalidades, este ano, os jogos serão disputados novamente no México, em Guadalajara, dos dias 19 a 27 de novembro.

Como técnico da Seleção Brasileira de Goalball, nosso professor de Educação Física, Alessandro Tosim participará dos Jogos embarcando com seus atletas para Guadalajara no próximo dia 12, onde até o dia 20 ficarão em período de adaptação até as disputas, que são classificatórias para as Paraolimpíadas de Londres, em 2012.

Levando o Brasil em uma das modalidades mais representativas perante sua nação, o futebol, o Goalball é um esporte coletivo criado em 1946 e foi desenvolvido, a princípio, para reabilitar soldados que ficaram lesionados do órgão da visão no período de guerra. É um esporte convencional que não sofreu nenhuma adaptação, já foi criado para a pessoa com deficiência visual.

Como curiosidade, vale esclarecer que as partidas são realizadas em uma quadra de 18m de comprimento por 9m de largura em formato retangular. Toda marcação da quadra no solo é feita em alto relevo para orientar os jogadores e os gols ficam sobre as linhas de fundo da quadra medindo 9m de largura por 1,30m de altura. Cada metade da quadra é dividida em três áreas de iguais dimensões: área neutra, área de ataque e área de defesa. Por fim, a bola, que possui 1250g e contém oito guizos em seu interior para nortear os jogadores. Todas as regras são em inglês, com intuito de universalizar a modalidade.

Boa sorte ao nosso Professor e toda sua equipe! Que venham mais medalhas para o Brasil, já que até agora estamos com sorte, somando em três edições de Jogos, um total de 640 medalhas entre ouro, prata e bronze, dentre todas as modalidades disputadas.

Carta de Convocação, clique aqui para visualizar.