Quinta-Feira - 08 de setembro de 2011
6ª Semana de Biologia ensina a usar material reciclado para fazer aquecedor de água

Para celebrar o dia do biólogo, comemorado em 3 de setembro, os alunos do curso de Biologia prepararam uma semana repleta de oficinas e palestras das várias especialidades da área, desde a zootecnia até o cultivo e armazenamento de plantas.

Foram abordados temas como controle biológico de pragas; técnicas de isolamento de micro-organismos; auriculoterapia; taxidermia; ecotoxilogia aquática; caracterização de galhas entomógenas; o mundo secreto das formigas; reflorestamento e licenciamento ambiental; diagnósticos hematológicos de peixes; reciclagem com garrafas PET; saúde ocupacional e meio ambiente; biologia molecular aplicada ao câncer; Bonsai; arte e educação ambiental; introdução a apicultura básica e serpentes brasileiras.

Foram três dias de intensa movimentação no campus, com a presença de vários palestrantes e exposições de Bonsai e serpentes, além dos cursos que despertaram o interesse da comunidade acadêmica e da cidade.

Um dos destaques da Semana comemorativa foi o curso de reciclagem com garrafas PET, onde um dos nossos ex-alunos ministrou o workshop, resultado de um projeto inscrito no Projeto Rondon em 2009. A ideia foi ensinar como produzir um aquecedor utilizando garrafas PET e canos de PVC.

Um puff também foi atração nos dias de curso, utilizando somente garrafas PET e fita adesiva. No último dia, foram construídos malabares e outros objetos da arte circense, também usando garrafas de refrigerante. O resultado foi positivo e os alunos que participaram saíram satisfeitos dos workshops e levaram para casa os objetos construídos.

Para aprender a construir o aquecedor, um dos projetos desenvolvidos na viagem do Rondon, acesse o blog da Biologia com o passo-a-passo através do link: http://blog.uniararas.br/biologia/?p=1113