Terça-Feira - 05 de julho de 2011
Professora Dra. Ana Laura Beretta tem projeto aprovado pela FAPESP

Uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país aprova projeto da UNIARARAS

Apoiada em um tema relevante e que chama atenção da área de saúde, a profa. Dra. Ana Laura Remédio Zeni Beretta foi contemplada com a bolsa de pesquisa da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil.

O projeto, enviado em fevereiro, a princípio pela Dra. Ana Laura, envolve a dissertação de sua mestranda Marilene Neves da Silva, e agora conta com o apoio de mais uma pesquisadora para engrandecer o andamento das pesquisas, a também aluna e professora da Instituição, Leila Rodrigues Marques, que se responsabilizará pela identificação dos principais microrganismos envolvidos nas feridas de queimaduras. Uma vertente do tema do projeto, "Efetividade de cobertura com prata nanocristalina sobre queimaduras de pacientes hospitalizados".

A Fapesp "reconheceu que o histórico do proponente enquadra-se dentro da proposta apresentada, e avaliou que o projeto é de extrema relevância," confirmou o documento enviado pelo responsável dos projetos da agência de fomento.

A professora receberá a verba para montar um laboratório microbiológico na UNIARARAS, com todos os equipamentos necessários para realização das técnicas utilizadas na pesquisa, que já começou a ser desenvolvida através da escolha dos pacientes que serão fontes de informação para o projeto, na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira em uma Unidade de Tratamento de Queimaduras. "Com os recursos obtidos neste projeto, pretendemos desenvolver mais estudos de dissertação do curso de Mestrado em Ciências Biomédicas da UNIARARAS e envolver os alunos da graduação nestas pesquisas", explica a pesquisadora.

Uma grande vitória para a Instituição, que vem se desenvolvendo no âmbito das pesquisas e sendo reconhecida nacionalmente por sua qualidade de ensino e de preparação científica. Aos olhos da Dra. Ana Laura, "uma conquista e imensa felicidade ter conseguido essa contemplação da Fapesp. Foi um trabalho realizado em parceria com bons profissionais da UNIARARAS, nós só temos a crescer com isso".

Prata nanocristalina

O Projeto, além de avaliar a eficácia de cobertura e a base de prata nanocristalina em queimaduras de pacientes com sinais clínicos de infecção no processo de cicatrização e descrever a evolução favorável a partir dos resultados obtidos, tem também o propósito de identificar os principais microrganismos envolvidos. A intenção é desenvolver um protocolo de tratamento e contribuir para aumentar o número de títulos sobre o tema, uma vez que nesta área há escassez de trabalhos. O mercado oferece uma diversidade de produtos para tratamento de queimaduras, mas alguns têm provocado insegurança nos profissionais de saúde, "portanto, através do estudo, podemos identificar qual a opção mais indicada", esclarece Dra. Ana Laura.