Sexta-Feira - 06 de maio de 2011
Prof. da UNIARARAS lança livro sobre escorpiões

O livro esclarece a Biologia, envenenamento e mecanismos de ação de suas toxinas.

Em conjunto com mais quatro pesquisadores, (Dra. Silvana Marcussi, Dra. Eliane Arantes, Dr. Andreimar Soares e Dr. José Roberto Giglio) o Farmacêutico, doutor e pós-doutor, professor de bioquímica da UNIARARAS, Maurício Ventura Mazzi, lançou o livro "Escorpiões. Biologia, envenenamento e mecanismos de ação de suas toxinas", um material que segundo o pesquisador, "tem como objetivo levar ao público um acesso fácil sobre escorpionismo.".

A ideia de lançar o livro "surgiu há aproximadamente seis anos, com um grupo de pesquisadores", confirmou o professor. Depois, com tantas informações recolhidas veio a oportunidade de transformar a pesquisa em livro, onde todos tiveram igual participação, "cada um se dedicou mais a um capítulo específico, pelo conhecimento preciso de cada um por determinado tema, mas o envolvimento foi geral, todos escreveram juntos o conteúdo final", esclareceu o professor.

O livro registra vários estudos sobre venenos, especificamente de escorpiões e mais direcionados para uma das espécies predominantes no Brasil e uma das mais peçonhentas, o Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião amarelo ou escorpião branco.

Informações objetivas sobre a biologia, epidemiologia, fisiopatologia, comportamento, ações para prevenção e tratamento em caso de acidentes com estes animais são assuntos que abrem os primeiros capítulos, que seguem com processos de purificação, caracterização química e determinação do mecanismo de ação das toxinas presentes na peçonha dos escorpiões.

Entre os assuntos técnicos, alguns trechos são reservados para as curiosidades, um dos assuntos que mais desperta interesse dos leitores admiradores, que não são profundos pesquisadores do mundo animal. Entre elas, o mito do escorpião suicida. Para saber mais, o livro está disponível em boas livrarias e inclusive em sites de compra online.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
18°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade