No dia 28 de março, alunas e professoras do curso de Pedagogia da FHO participaram do movimento ''SBO Por Elas'', realizado no Parque dos Ipês, em Santa Bárbara d'Oeste. O evento, que reuniu centenas de barbarenses, celebrou o encerramento das ativações voltadas ao Mês da Mulher no município.
Sob a orientação da professora Renata Luigia Cresto Garcia e da coordenadora do curso, Profª. Aneridis Aparecida Monteiro, as estudantes da primeira turma de Pedagogia da FHO em Santa Bárbara colocaram em prática os pilares das metodologias ativas da Instituição, com uma programação diversificada para o público infantil que incluiu oficinas de origami e pintura, ilha de montagem e contação de histórias.
As atividades não apenas envolveram as crianças, mas permitiram que as futuras pedagogas exercessem o papel de educadoras em um ambiente real e dinâmico.
A participação da FHO teve um papel estratégico no evento: oferecer suporte às mães presentes. De acordo com a aluna Emanuely Félix, a ação permitiu que as mulheres pudessem aproveitar a programação de forma integral. ''Pudemos retribuir o cuidado para quem tanto cuida. Mostrar a importância do acolhimento e valorização das mulheres é dar voz a quem precisa'', afirmou a estudante.
Para Maria Carolina Bugno, aluna que registrou a experiência, o momento foi histórico por representar a ocupação de espaços e a produção de ciência pelo público feminino. ''É uma vitória para nós, mulheres, promover um evento em que o feminino está ao centro. Somos a primeira turma da FHO em Santa Bárbara. Ver meninas estudando e conscientizando-se é edificante e carrega um enorme significado'', destacou Carolina.
A presença da FHO no ''SBO Por Elas'' faz parte de uma série de iniciativas da Prefeitura Municipal em parceria com instituições locais para promover o bem-estar e a saúde da mulher. Como instituição filantrópica, a FHO reforça sua chegada a Santa Bárbara d'Oeste através de projetos de extensão que levam conhecimento e serviços gratuitos à população.
O evento contou com diversas outras frentes, como exames de saúde, orientações jurídicas e atividades físicas, consolidando uma rede de proteção e valorização da mulher barbarense.

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário
CEP: 13607-339
Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233
Residencial Furlan
CEP: 13451-900