Quinta-Feira - 09 de abril de 2026
FHO consolida novo modelo pedagógico em encontro estratégico com lideranças acadêmicas

A Fundação Hermínio Ometto (FHO) deu um passo decisivo na consolidação de seu novo modelo pedagógico. Em uma palestra que reuniu coordenadores de curso e professores, representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), a direção da Instituição detalhou as bases do novo modelo de ensino, que visa transformar a experiência acadêmica e a preparação dos estudantes para os desafios reais do mercado de trabalho. O objetivo central foi alinhar as diretrizes do novo modelo pedagógico da Instituição, descrito pela reitoria como o projeto mais importante da história da FHO no âmbito acadêmico.

O Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes, abriu o encontro enfatizando a magnitude da transformação. Para ele, a Instituição vive um divisor de águas. ''É o momento mais importante da nossa história. Estamos alinhando o que há de mais moderno na parte acadêmica e pedagógica'', afirmou.

Mendes destacou que o sucesso desse novo modelo depende da liderança compartilhada. Ele reforçou o papel vital dos professores que compõem os NDEs: ''Vocês são o cérebro da Instituição. A concepção, a consolidação e a atualização do projeto pedagógico passam pelas mãos de vocês''.

Metodologias Ativas

O Diretor Administrativo-financeiro, Dr. Francisco Elíseo Fernandes Sanches, detalhou os fundamentos técnicos e filosóficos da mudança. O foco central é claro: o aluno. O objetivo é formar não apenas profissionais tecnicamente competentes, mas cidadãos capazes de atuar de forma sustentável e eficaz.

A principal inovação está na adoção sistêmica de metodologias ativas, como o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), a Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL)e Estudos de Caso. Francisco explicou que o novo modelo busca quebrar a barreira entre a sala de aula e o mercado: ''Não podemos ter o curso de um lado e o mercado do outro, separados por uma parede. Precisamos tornar essa parede permeável, trazendo o mercado para dentro da sala através de simulações e projetos interdisciplinares.''

Níveis Cognitivos e Competências

Outro ponto alto da explanação foi a aplicação da Taxonomia de Bloom. O novo modelo da FHO visa elevar o nível de exigência cognitiva. Em vez de focar apenas na memorização e compreensão básica, as atividades de fixação agora estimulam a análise, a síntese e a criação.

Além disso, o modelo foca no desenvolvimento de competências socioemocionais, como o trabalho em equipe, o comportamento interpessoal, que são essenciais para a empregabilidade atual.

O Desafio do Perfil do Ingressante

A mudança também é uma resposta empática ao perfil do estudante contemporâneo. A direção reconhece que os alunos chegam ao ensino superior com novos desafios, incluindo questões emocionais e diferentes bases de conhecimento. ''O perfil do ingressante hoje não é o mesmo de anos atrás. Temos a responsabilidade de transformar a aula para acolher e desenvolver esse aluno'', pontuou Francisco.

A estratégia da Instituição combina a visão integrada da direção com a experiência prática dos professores, buscando um consenso que garanta a eficácia pedagógica. Com o início dessa nova fase, a FHO reafirma seu  compromisso com a excelência, preparando-se para colher os frutos de uma educação mais prática, humana e conectada com o futuro.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade