A pesquisa de iniciação científica das egressas Cássia Cristina Augusto Pereira e Mariana Aparecida de Lima, do curso de Ciências Biológicas da FHO, foi publicada na revista científica Environmental Science and Pollution Research, do grupo Springer Nature - uma das principais referências internacionais na área de Toxicologia Ambiental.
O artigo, intitulado ''Residual concentrations of tebuconazole based fungicide - an ecogenotoxicological assessment'', é assinado pelas pesquisadoras e pelo orientador, Prof. Dr. Matheus Mantuanelli Roberto, líder do Grupo de Pesquisa em Toxicologia e Ecotoxicologia da FHO.
O estudo investigou os efeitos ecotoxicológicos do tebuconazol (TBZ), um fungicida amplamente utilizado na agricultura e frequentemente encontrado em ambientes naturais, alimentos e água potável. Para avaliar esses impactos, foram utilizados diferentes bioindicadores, como as plantas Lactuca sativa L. (alface), Allium cepa L. (cebola) e o invertebrado Girardia tigrina G. (planária).
Apesar de ser considerado seguro em baixas doses, a pesquisa demonstrou que concentrações residuais do produto podem gerar danos significativos a organismos não-alvo. ''O TBZ foi fitotóxico para a alface, pois afetou o crescimento das plântulas. Além disso, foi citotóxico e genotóxico para a cebola, pois reduziu as taxas de divisão celular e induziu danos ao seu DNA, respectivamente. Porém, o resultado que chamou mais atenção foi obtido pelos testes com as planárias, pois o TBZ apresentou alto grau de toxicidade, causando a morte de todos os indivíduos expostos às maiores concentrações. Para as concentrações menores, apesar de não ter sido letal, o TBZ provocou alterações comportamentais e morfológicas. Além disso, pelo teste de regeneração, foi demonstrado o efeito neurotóxico deste fungicida'', explicou o Prof. Matheus.
De acordo com os autores, os achados reforçam que o tebuconazol pode representar sérios riscos ambientais e à saúde de organismos vivos, inclusive quando presente em quantidades consideradas de baixo risco.
Confira o artigo completo: https://rdcu.be/eOStZ

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário
CEP: 13607-339
Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233
Residencial Furlan
CEP: 13451-900