Durante o segundo semestre de 2025, a FHO realizou uma série de oficinas voltadas à organização e aprimoramento dos Projetos Interdisciplinares (PI) para o primeiro semestre de 2026. As atividades reuniram professores e coordenadores dos cursos com o objetivo de alinhar temas, cronogramas e estratégias de avaliação, garantindo a integração entre as disciplinas e a coerência com o perfil do egresso de cada curso.
As oficinas foram realizadas em três etapas. No dia 16 de setembro, os grupos definiram os temas dos projetos e as disciplinas vinculadas, considerando as competências a serem desenvolvidas pelos alunos. Já em 7 de outubro, os docentes participaram de uma oficina de sincronização dos cronogramas de aulas e atividades, assegurando que as etapas dos projetos estivessem alinhadas à execução prática das disciplinas.
Por fim, no dia 11 de novembro, foi discutido o Modelo de Avaliação, ressaltando a importância da avaliação tanto do produto final quanto do processo de produção e da promoção da autoavaliação do grupo pelos próprios alunos, como forma de promover a responsabilidade e as competências interpessoais. A Elaboração do Manual dos Projetos, que orienta os estudantes ao longo de todo o processo de execução do projeto, também foi incluída neste encontro.
Uma das novidades deste semestre foi a apresentação, em cada uma das etapas, de boas práticas realizadas pelos cursos durante o primeiro ciclo dos Projetos Interdisciplinares. Em cada oficina, professores foram convidados a compartilhar experiências bem-sucedidas, promovendo o aprendizado coletivo e o aperfeiçoamento contínuo das metodologias aplicadas.
Os Projetos Interdisciplinares têm como foco o desenvolvimento de desafios reais propostos por empresas parceiras, permitindo aos estudantes aplicar o conhecimento teórico em contextos profissionais e proporcionando uma formação inovadora, colaborativa e conectada às demandas do mercado de trabalho.
Além de contribuir com a formação prática, também abrem novas oportunidades de contratação de mão de obra qualificada entre os alunos da Instituição, permitindo que os estudantes possam atuar em suas áreas de formação ainda durante a graduação.

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário
CEP: 13607-339
Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233
Residencial Furlan
CEP: 13451-900