A colaboração entre instituições de ensino pode gerar resultados extraordinários, e isso ficou evidente na recente conquista da ETEC Trajano Camargo de Limeira durante a 13ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M, realizada em outubro, no Clube da 3M, em Sumaré (SP).
Graças ao apoio experimental e teórico fornecido pelo Curso de Química da (FHO, os alunos da ETEC puderam desenvolver um projeto inovador que conquistou o 1º lugar na categoria ''Ciências da Saúde''.
A parceria envolveu os alunos Isadora Bonin Jacon, Kevyn Freitas Passos e Pedro de Toledo Mantovani, sob a orientação das professoras Gislaine Aparecida Barana Delbianco e Danyele Ramos, da ETEC, e co-orientação das professoras Julieta Ferreira e Luciana Ferracini, do Curso de Química da FHO.
A 13ª edição da mostra reuniu mais de 130 projetos finalistas, desenvolvidos por 335 alunos de 57 escolas da educação básica e técnica das regiões metropolitanas de Campinas, Itapetininga e Ribeirão Preto. Os trabalhos foram avaliados em sete áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharia.
O projeto vencedor, intitulado ''Frescor Verde: a revolução do antitranspirante hipoalergênico atóxico que respeita sua pele'', teve como objetivo a extração de óleos essenciais de plantas como calêndula, sálvia e camomila, utilizando técnicas avançadas como destilação por arraste a vapor e extração com extrator Soxhlet. Esses óleos são aplicados no desenvolvimento de um antitranspirante livre de compostos de alumínio e outras substâncias irritantes, oferecendo uma alternativa segura, sustentável e hipoalergênica para o mercado de cuidados pessoais.
Essa iniciativa só foi possível graças ao empenho e à visão da coordenadora do Curso de Química da FHO, Profa. Luciana Ferracini, que viabilizou a integração entre as instituições. O apoio incluiu acesso aos laboratórios da Instituição, equipados para experimentos químicos, com o auxílio indispensável das técnicas Bruna Mendes e Sophia Marchi e da estagiária Ana Caroline Contiero.
Além dos recursos laboratoriais, as professoras contribuíram nas discussões teóricas sobre extração de compostos naturais e validação de metodologias, fortalecendo a formação dos alunos e impulsionando a pesquisa científica aplicada.
Parabéns aos alunos, professoras, técnicas e toda a equipe envolvida!
E agradecemos a todos por essa conquista que inspira futuras gerações de cientistas!

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário
CEP: 13607-339
Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233
Residencial Furlan
CEP: 13451-900