Neste semestre, o professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da FHO, Diogenes Rafael de Camargo, promoveu mais uma edição do encontro ''Diálogos Inspiradores'', atividade que integra as disciplinas Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação e História e Filosofia da Ciência.
O evento contou com a presença da Irmã Isabella Goulart Pereira, do Instituto das Filhas da Caridade Canossianas, para compartilhar suas reflexões sobre Educação, Ciência e Religião a partir de uma perspectiva acadêmica e fundamentada juntamente com o professor e os alunos.
Durante a roda de conversa, Irmã Isabella compartilhou suas vivências como freira e estudante, além de suas experiências na Educação. O diálogo foi marcado por respeito, atenção e envolvimento dos estudantes e futuros professores e professoras de Biologia. ''A Irmã Isa foi minha aluna na disciplina de Sustentabilidade, enquanto cursava Pedagogia na FHO. Sempre muito engajada nos debates e atividades, participou de um plantio do Projeto Carbono Zero e tornou-se uma amiga pessoal. Sempre que tenho a oportunidade, a convido para falar com os estudantes sobre o importante e necessário diálogo entre Ciência e Religião, duas formas de conhecimento que não são, e nem devem ser, antagônicos'', comentou o Prof. Diogenes.
Em suas palavras, Irmã Isabella destacou a importância do diálogo como caminho para a construção de novas perspectivas, pensamentos e visões de mundo: ''Conversar sobre como Religião e Ciência podem caminhar juntas é um meio de romper barreiras e construir pontes, onde se pode transitar lado a lado. A Igreja reconhece, apoia e incentiva a importância da Ciência em nossas vidas. Em especial, quando falamos de temas como as mudanças climáticas, é unânime a ideia de que partilhamos - e precisamos cuidar e respeitar - de uma casa comum, a Terra. Esses diálogos são muito importantes para cultivarmos entre nós a empatia, a acolhida de pensamentos diferentes, a amizade, e os laços humanos que tanto precisamos.''
A experiência também foi marcante para os estudantes: ''A conversa mostrou que Religião e Ciência podem viver em harmonia, cada uma respondendo ao seu campo de conhecimento, e não uma invalidando a outra'', destacou Gabriela Ponciano.
Para Thaís lodi Pereira, ''foi inspirador ouvir uma freira professora conciliando fé e ciência com tanta naturalidade. Isso amplia nossos horizontes e mostra que o respeito e o diálogo são fundamentais no espaço acadêmico e que diferentes formas de conhecimento podem coexistir. E gostei muito de como ela destacou o respeito entre as pessoas, independentemente de crenças ou estilos de vida, trazendo um olhar humano para a discussão''.
Por fim, Maria Fernanda Borges completou que o diálogo mostrou que Religião e Ciência podem se complementar na busca pelo conhecimento e pela compreensão da vida. ''Esse tipo de conversa amplia nossa visão de mundo e nos ajuda a formar opiniões mais críticas e equilibradas'', disse ela.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário
CEP: 13607-339
Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233
Residencial Furlan
CEP: 13451-900