Um projeto desenvolvido por alunas do curso de Fisioterapia da Fundação Hermínio Ometto (FHO), com foco no atendimento e acompanhamento de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), foi apresentado no VIII Congresso Carioca de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, realizado de 3 a 5 de julho, no Rio de Janeiro. O trabalho é resultado de um projeto de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) desenvolvido pelas alunas Giovanna e Heline, sob orientação da Profª Dra. Cristina A. Veloso Guedes.
A pesquisa surgiu a partir de um estudo epidemiológico conduzido na FHO sobre o impacto da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) em Araras, e evoluiu com a proposta de criação de um modelo de Teleconsulta e Telemonitoramento para pacientes diagnosticados com a doença - que é considerada a terceira maior causa de morte no mundo.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à informação e ao cuidado em saúde. ''Sempre quisemos mostrar à comunidade que a educação em saúde pode transformar pode transformar vidas e oferecer mais qualidade e segurança para quem convive com a DPOC'', relatam as alunas.
Com mais de um ano de dedicação à pesquisa, a participação no congresso foi descrita pelas estudantes como um momento de realização e reconhecimento: ''Estar entre profissionais e pesquisadores da fisioterapia foi uma experiência indescritível. Vimos que é possível acreditar nos nossos sonhos e que a pesquisa feita com seriedade pode, sim, alcançar novos horizontes'', destacam.
Além da apresentação em formato de banner, o resumo do trabalho será publicado no Brazilian Journal of Respiratory, Cardiovascular and Critical Care Physiotherapy, fortalecendo ainda mais a relevância da produção científica realizada na FHO.
Para a Dra. Cristina Guedes, este é o reflexo de um trabalho construído com seriedade: ''Parabenizo as alunas pela iniciativa, dedicação e pela forma como representaram nosso curso e a FHO em um evento científico nacional. Este é o resultado do esforço conjunto entre alunas, orientadores e uma Instituição que acredita na pesquisa e nos possibilitou realizar este trabalho''.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339