Quarta-Feira - 25 de junho de 2025
Projeto Interdisciplinar II: Lançamento de foguetes hidropneumáticos agita os cursos de Engenharia na FHO

Nos dias 14 e 16 de junho, os cursos de Engenharias da FHO viveram momentos de criatividade e muito aprendizado com o Lançamento dos Foguetes Hidropneumáticos, atividade que integrou os Projetos Interdisciplinares do semestre. Realizado no Campus Araras, o evento reuniu alunos, professores e funcionários para acompanhar o desempenho das equipes, que foram desafiadas a construir foguetes utilizando princípios de física, matemática e engenharia.

A iniciativa teve como objetivo promover a aplicação prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula, estimular o trabalho em equipe e desenvolver competências essenciais da formação dos engenheiros, como planejamento, experimentação e análise de dados.

Cada equipe foi avaliada por critérios como alcance do foguete, criatividade do projeto e desempenho na apresentação técnica por meio do relatório. ''Mais do que lançar foguetes, os alunos lançaram ideias, aplicaram conhecimentos e vivenciaram a prática da Engenharia de forma colaborativa'', destacou o Prof. William Douglas Paes Coelho, Coordenador Geral das Engenharias.

Para os professores da disciplina, Gabriel Pasquinelli e Dawson Izola, a atividade representa muito mais do que uma competição: ''O lançamento dos foguetes é o ápice de um processo de construção coletiva. Os alunos foram desafiados a pensar ''fora da caixa'', a testar hipóteses, trabalhar em equipe e resolver problemas como engenheiros. Ver o entusiasmo e o comprometimento deles durante todo o projeto reforça o valor da aprendizagem prática e Interdisciplinar no ensino da engenharia.'' Parabéns a todos os participantes pelo empenho e dedicação!

Ranking dos Lançamentos, por maior distância alcançada:

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade