Na noite de abertura da Jornada de Estudos do curso de Educação Física (JOEEF) 2025, os alunos do 3º ano encantaram o público com apresentações de danças tradicionais brasileiras. O evento foi promovido dentro da disciplina ''Teoria e prática do ritmo e da dança'', como uma oportunidade para os alunos colocarem em prática as habilidades de organização, elaboração e apresentação de coreografias, além do trabalho em equipe.
A apresentação marcou não só o início da JOEEF, mas também um momento de celebração do aprendizado coletivo, da diversidade cultural e do fortalecimento dos vínculos entre os alunos. Para a Profª Dra. Renata Alvares Denardi, responsável pela disciplina, mais do que aprender passos e ritmos, os alunos vivenciaram processos importantes de colaboração, respeito e superação. ''O trabalho em equipe nos faz perceber que precisamos ouvir nosso colega e aprender a tolerar as diferenças. Podemos nos incentivar, muitas vezes nos decepcionamos com nossas limitações, mas também nos surpreendemos com nossa capacidade de auto superação! Vocês conseguiram expor sua criatividade e mostraram muita colaboração para que o produto final fosse atingido'', reforçou.
Foram apresentadas quatro manifestações culturais que representam diferentes regiões do Brasil. O Carimbó, do Norte, trouxe cores e movimentos que remetem às práticas corporais e musicais indígenas, influências afrodescendentes e elementos europeus. Na sequência, a plateia conheceu a Chula, tradicional do Sul, com raízes no povo gaúcho e herança de danças estrangeiras como o malombo e a dança de Moçambique.
O terceiro grupo apresentou a Catira, ou Cateretê, uma dança típica do Centro-Oeste que mistura elementos indígenas, africanos e portugueses. E encerrando a noite, o grupo do Maculelê, uma dança folclórica do Nordeste, impressionou com sua forte expressão dramática, misturando dança e movimentos de luta com bastões de origem afro-indígena.
Além de promover a valorização da cultura brasileira, a atividade dialoga com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o ensino das ''danças do Brasil e de matriz indígena e africana'' nas escolas de ensino fundamental, estimulando a valorização e o respeito aos diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
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