Terça-Feira - 10 de junho de 2025
Estudantes apresentam danças tradicionais brasileiras na aberta Jornada de Estudos de Educação Física

Na noite de abertura da Jornada de Estudos do curso de Educação Física (JOEEF) 2025, os alunos do 3º ano encantaram o público com apresentações de danças tradicionais brasileiras. O evento foi promovido dentro da disciplina ''Teoria e prática do ritmo e da dança'', como uma oportunidade para os alunos colocarem em prática as habilidades de organização, elaboração e apresentação de coreografias, além do trabalho em equipe.

A apresentação marcou não só o início da JOEEF, mas também um momento de celebração do aprendizado coletivo, da diversidade cultural e do fortalecimento dos vínculos entre os alunos. Para a Profª Dra. Renata Alvares Denardi, responsável pela disciplina, mais do que aprender passos e ritmos, os alunos vivenciaram processos importantes de colaboração, respeito e superação. ''O trabalho em equipe nos faz perceber que precisamos ouvir nosso colega e aprender a tolerar as diferenças. Podemos nos incentivar, muitas vezes nos decepcionamos com nossas limitações, mas também nos surpreendemos com nossa capacidade de auto superação! Vocês conseguiram expor sua criatividade e mostraram muita colaboração para que o produto final fosse atingido'', reforçou.

Foram apresentadas quatro manifestações culturais que representam diferentes regiões do Brasil. O Carimbó, do Norte, trouxe cores e movimentos que remetem às práticas corporais e musicais indígenas, influências afrodescendentes e elementos europeus. Na sequência, a plateia conheceu a Chula, tradicional do Sul, com raízes no povo gaúcho e herança de danças estrangeiras como o malombo e a dança de Moçambique.

O terceiro grupo apresentou a Catira, ou Cateretê, uma dança típica do Centro-Oeste que mistura elementos indígenas, africanos e portugueses. E encerrando a noite, o grupo do Maculelê, uma dança folclórica do Nordeste, impressionou com sua forte expressão dramática, misturando dança e movimentos de luta com bastões de origem afro-indígena.

Além de promover a valorização da cultura brasileira, a atividade dialoga com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o ensino das ''danças do Brasil e de matriz indígena e africana'' nas escolas de ensino fundamental, estimulando a valorização e o respeito aos diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

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