Quinta-Feira - 05 de junho de 2025
Alunas de Contabilidade participam de Hackathon da Receita Federal

As alunas Giovanna de Camargo, Hadassa Ferreira Neiva, Isabella Dovigo Lacerda Soares e Vitória Almeida Santos, do 2º ano de Contabilidade da FHO, participaram do 1º Hackathon da Receita Federal, no polo Campinas, sob a supervisão da Profª Dra. Raíssa Silveira de Farias. Promovido pelo Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (CITeB) e pela Delegacia da Receita Federal em Bauru, o evento ocorreu simultaneamente em seis polos no estado de São Paulo: Bauru, Campinas, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

O desafio proposto aos participantes era reaproveitar cigarros eletrônicos (vapes) e transformá-los em projetos com impacto socioambiental positivo, dentro de um prazo de 48 horas. A avaliação considerou critérios como sustentabilidade, viabilidade técnica e econômica, escalabilidade, criatividade, inovação e impacto social. A participação proporcionou às alunas uma experiência intensa de aprendizado multidisciplinar:

''Participar do Hackathon foi uma das experiências mais desafiadoras que já vivi. Foi desafiador, mas também empolgante ver uma simples ideia tomar forma com trabalho em equipe e criatividade'', destacou Isabella Dovigo.

''Sem dúvida foi uma das experiências mais intensas e diferentes que já vivi. A gente se apoiou, se virou como pôde e conseguiu transformar uma ideia inusitada em algo real. Com certeza foi um desafio que me tirou da zona de conforto e me mostrou como é importante estar aberto a aprender coisas novas'', destacou Giovanna de Camargo.

''Quando entrei no curso de Contabilidade, jamais imaginei que teria a oportunidade de participar de um evento como esse. Foi uma experiência de grande aprendizado tanto acadêmico quanto pessoal. Tivemos apenas 48 horas para desenvolver uma ideia inovadora que atendesse critérios como sustentabilidade, viabilidade técnica, econômica e impacto social. E conseguimos!'', destacou Hadassa Ferreira Neiva.

''Nunca havia participado de algo parecido. Além de trabalhar em equipe, sob pressão, nos desafiamos a mexer com algo que não está no nosso dia a dia. Foi desafiador e aprendi muitas coisas novas'', destacou Vitória Almeida Santos.

Para a Profª Dra. Raíssa, a experiência foi extremamente enriquecedora: ''Acompanhar as meninas foi muito gratificante, além de vê-las se desafiarem na gestão de tempo e de recursos, trabalharem em equipe e extraírem o melhor de si. Fiquei muito orgulhosa e honrada de poder viver essa experiência ao lado delas'', afirmou.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade