Alunos do primeiro ano do curso de Biologia da FHO participaram, no dia 17 de maio, de uma atividade de campo que marcou o início de sua trajetória acadêmica. Acompanhados pelos professores Aloisio Calsoni Bozzini, Giuliano Grici Zacarin e Diogenes Rafael de Camargo, o grupo visitou o Parque Estadual Vassununga e a Cachoeira Três Quedas, localizados em Santa Rita do Passa Quatro (SP).
O Parque Estadual Vassununga é uma Unidade de Conservação que foi criada para preservar remanescentes dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado ainda existentes no Estado de São Paulo. No local, os alunos percorreram a trilha do Mirante e a trilha dos Jequitibás, onde puderam conhecer remanescentes dos biomas, que são hoje os mais ameaçados do país.
É lá, que encontramos os famosos jequitibás-rosa centenários (Cariniana legalis), simbolizados por duas das maiores árvores do Estado. O jequitibá-rosa patriarca tem cerca de 42 m de altura e 12,40 m de circunferência, e a matriarca, descoberta em 2018, mas sem acesso ao público, tem cerca de 44 m de altura e 11,88 m de circunferência.
Além de aprofundar conhecimentos sobre a fitofisionomia dos biomas e observar a diversidade da flora, a atividade proporcionou uma reflexão sobre a importância da conservação da biodiversidade. ''O contato com diferentes biomas no primeiro ano do curso desempenha um papel importante na formação dos alunos pois envolve a construção do conhecimento científico, o desenvolvimento de habilidades práticas e o despertar do olhar crítico à conservação da biodiversidade. Ao observar espécies in situ, coletar dados sobre a vegetação e o solo durante as trilhas guiadas em ambos os biomas, eles conseguem unir teoria e prática'', explicou a Profª Dra. Flávia Marcorin de Oliveira.
A visita também incluiu a Cachoeira Três Quedas, um ambiente que apresenta características únicas de microclima, vegetação e fauna, permitindo aos estudantes compreenderem as adaptações ecológicas, a importância da preservação de corpos d'água e refletirem sobre os impactos da ação humana em ambientes naturais muito visitados por turistas.
''Mais do que um momento de aprendizagem prática, a saída de campo possibilita a interação entre os próprios estudantes e entre os professores do curso, tornando ainda mais rica essas atividades'', explicou a professora.
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