A FHO (Fundação Hermínio Ometto), por meio da Liga de Traumatologia e Emergência, deu início a um importante treinamento em primeiros socorros para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras. A capacitação, que beneficiará todos os 190 agentes da corporação, teve início na última semana na Instituição.
O treinamento tem como objetivo qualificar os agentes para agir com rapidez e precisão em situações de urgência e emergência, com técnicas essenciais, como manobra de desengasgo para adultos, crianças, bebês e gestantes; procedimentos em casos de crise convulsiva; hemorragias e ferimentos causados por armas brancas e de fogo; reconhecimento de um acidente vascular cerebral (AVC) e suporte básico para parada cardiorrespiratória.
A abertura da capacitação contou com a presença do Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes; da Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini; do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras, General João Tranquillo Beraldo, e do comandante da GCM, Daniel Ponessi.
''Esse curso teve como objetivo preparar toda a corporação para atuar de forma eficaz em situações de urgência e emergência, principalmente quando não há equipes de saúde presentes no local da ocorrência'', explicou o secretário, João Tranquillo Beraldo.
''Todo conhecimento compartilhado e multiplicado por meio deste curso está alinhado com a missão institucional da FHO. Essa parceria é de grande relevância para todos'', destacou o reitor.
O comandante da GCM também enfatizou a importância da iniciativa. ''Parcerias como esta reforçam o compromisso com a formação continuada dos agentes de segurança e demonstram que o maior beneficiado é a população, que passa a contar com profissionais ainda mais preparados para atuar em situações críticas e salvar vidas'', afirmou Daniel Ponessi.
A capacitação foi conduzida pelo Prof. Me. Antonio Peripatto, com o apoio da equipe de professores e alunos da LTE. Segundo ele, os conhecimentos adquiridos podem ser determinantes em atendimentos emergenciais. ''Quando aplicadas corretamente, antes da chegada do SAMU ou dos Bombeiros, essas práticas podem ser decisivas e já contribuíram para salvar milhares de vidas'', explicou.
O treinamento segue nas próximas semanas até que toda a corporação esteja capacitada.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339