No final do ano, os estudantes do 6º período de Engenharia Mecânica da FHO foram desafiados a colocar em prática seus conhecimentos técnicos em um projeto interdisciplinar inovador. Sob a orientação do Prof. Dr. Dawson Tadeu Izola, na disciplina de Instrumentação, os alunos tiveram a missão de construir submarinos capazes de navegar e transmitir dados via rádio ou celular, utilizando canos de PVC e outros materiais.
A atividade exigiu dos estudantes a aplicação de conceitos teóricos em um ambiente prático e desafiador. Os submarinos deveriam cumprir tarefas específicas, como submergir e emergir com controle, atravessar a piscina do Campus e, principalmente, coletar e registrar informações sobre as condições da água. Este último requisito tornou o projeto ainda mais complexo, ao envolver sensores e instrumentação, cruciais para a formação na área.
Ao longo do experimento, os resultados foram diversos. Alguns submarinos conseguiram executar parte do que foi proposto, enquanto outros enfrentaram dificuldades técnicas que comprometeram seu desempenho. Para o professor Dawson, no entanto, o verdadeiro aprendizado estava na experiência. ''O objetivo não era apenas que os submarinos funcionassem perfeitamente na primeira tentativa, mas sim que os estudantes aprendessem a resolver desafios e a trabalhar em equipe e aplicassem esse aprendizado no futuro'', destacou.
A apresentação final dos projetos ocorreu em dezembro, após um período de ajustes, diante de um júri composto por cinco professores. A avaliação considerou não apenas a capacidade do submarino de executar as tarefas propostas, mas também a criatividade, a inovação e a eficiência do projeto, além do cumprimento dos requisitos estabelecidos na disciplina.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339