Nos dias 22 e 23 de novembro, a FHO sediou o 1º Congresso Interligas de Trauma e Emergência (CITE), uma iniciativa organizada pela Liga de Traumatologia e Emergência (LTE) da Instituição. Além da comunidade acadêmica da FHO, que incluiu alunos, ex-alunos, professores e pesquisadores, o evento atraiu profissionais da área de saúde, ampliando a troca de experiências e conhecimentos.
Com mais de 15 palestras, mesas-redondas, oficinas práticas e apresentações de trabalhos científicos, o Congresso teve como objetivo promover discussões, compartilhar boas práticas e abordar os desafios e inovações no campo do trauma e emergência.
O evento foi aberto pelo Prof. Dr. José Antonio Mendes, Reitor da FHO, acompanhado pelo Prof. Dr. Olavo Raymundo Junior, Pró-reitor de Graduação, e pelo Prof. Me. Antonio Francisco Peripato Filho, Coordenador do curso de Enfermagem.
Também marcaram presença autoridades e representantes de organizações parceiras, como a responsável técnica do SAMU Araras, Marili Clelia Souza Hencklein; o 1º Sargento da Polícia Militar, representando o Corpo de Bombeiros, Wellington Gomes Cardoso; o Coordenador
Operacional da Concessionária São Francisco, Júlio Vinturini; o Supervisor Operacional e de Frota da Concessionária São Francisco, Luis Alberto Benedito e o Coordenador de Operações da Arteris INTERVIAS, Reginaldo Rubens Pereira.
O Coordenador de Enfermagem, Prof. Antonio, destacou a relevância do encontro:
''Estamos diante de desafios históricos: o aumento da complexidade dos casos atendidos, a sobrecarga nos serviços de saúde, a necessidade de inovação tecnológica e o imprescindível cuidado com a saúde mental e a capacitação contínua de nossas equipes. Mas estamos, também, diante de oportunidades ímpares, porque nunca tivemos tantos recursos à disposição - seja no campo da ciência ou na formação de profissionais, para transformar a assistência em urgência e emergência. (...) Que cada um de nós, ao deixar este Congresso, volte para os seus locais de trabalho ou futuros locais como agentes de mudança. Que tenhamos coragem para implementar o que aprendemos aqui, questionar o que precisa ser revisto e buscar sempre um atendimento mais eficiente, humano e justo. O mundo conta conosco. Vamos retribuir com excelência, dedicação e empatia.''
A programação incluiu temas específicos como:
E também contou com um momento artístico-cultural especial, marcado pela apresentação do Coral da Associação do Laço Rosa (ALARA), que encantou o público e trouxe leveza ao evento.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339