Segunda-Feira - 29 de novembro de 2010
UNIARARAS entrega título de Dra Honoris Causa a Sra Duse Rüegger Ometto

Em clima de muita emoção, a Sra Duse Rüegger Ometto recebeu o título de Doutora Honoris Causa, em solenidade interna presidida pelo Reitor da UNIARARAS e realizada dentro do ritual acadêmico, no Campus do Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS, no domingo, dia 21 de novembro. É a primeira vez na sua história que o Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS concedeu esta distinção de mais alto grau a uma personalidade.

O Doutoramento "Honoris Causa" é uma prática tradicional adotada por universidades do mundo inteiro e possui grande significado na vida acadêmica. A concessão deste título honorífico a Sra Duse foi uma decisão unânime dos membros do Conselho Universitário da UNIARARAS, órgão máximo da Instituição, que é presidido pelo Reitor, nas condições previstas no Regimento interno da Instituição, que autoriza o Conselho Universitário a conceder títulos honoríficos a docentes (Prof. Emérito e Prof. Honoris Causa) e a "personalidades eminentes que se tenham distinguido por sua atividade em prol da educação, da ciência, das letras, filosofia, artes e tecnologia ou do melhor entendimento entre os povos", com o título de Doutor Honoris Causa.

A homenageada foi saudada pelo Engenheiro Nelson Assumpção Filho, que falou em nome da Fundação Hermínio Ometto, e também pela Profa. Dra Cláudia Fiorio Guilherme, que ressaltaram a trajetória de vida de D. Duse e a importância do reconhecimento público daquela que ao lado do marido, Hermínio Ometto, dedicou sua vida em prol de causa da educação, tornando-se verdadeira referência de conduta e catalisadora de vontades para a concretização dos sonhos dos idealizadores da Instituição.

O Prof Dr. José Antonio Mendes, Reitor da UNIARARAS ressaltou que ao conceder este título, o Conselho Universitário reconheceu todo o trabalho e a dedicação da D. Duse, que se inicia desde a idealização da Instituição, passando pela sua ativa participação no seu processo evolutivo, quando seu esposo Dr. Hermínio Ometto esteve à frente da Fundação, e culminando com o exercício do cargo de Presidente, desde 1991, até os dias atuais.

Deixando transparecer sua emoção, mas com voz pausada e firme, D. Duse agradeceu a homenagem que lhe era prestada, ressaltando que tudo o que fez sempre foi realizado de uma forma muito prazerosa e que sempre se sentiu muito feliz por estar participando das transformações que levaram a UNIARARAS a ser uma instituição de ensino superior muito respeitada pela sua qualidade de ensino.

Compareceram à solenidade amigos e familiares da homenageada e representantes de todos os segmentos da UNIARARAS, tanto da área acadêmica como administrativa. Também prestigiaram o evento o Prefeito Municipal Dr. Nelson Dimas Brambilla e o Presidente da Câmara Municipal Derci Agemir Tófollo.

Destaque especial para a participação da Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo, que arrancou prolongados aplausos dos presentes ao executar o Hino Nacional e depois um "Pout-pourri" de sucessos, em arranjo especial feito para a homenageada.