O novo modelo pedagógico da Instituição integra conhecimentos e desenvolve soft skills, preparando os alunos para os desafios profissionais.
A Fundação Hermínio Ometto (FHO) está implementando um novo modelo pedagógico com disciplinas 100% presenciais e projetos interdisciplinares em todos os cursos de graduação.
A iniciativa tem como objetivo oferecer uma formação mais alinhada às demandas do mercado, capacitando os estudantes a aplicar seus conhecimentos na resolução de problemas reais, enquanto desenvolvem habilidades essenciais como trabalho em equipe, disciplina, liderança, pensamento crítico, boa comunicação e gestão de tempo - as chamadas soft skills, que são cada vez mais valorizadas pelos empregadores.
''A interdisciplinaridade é essencial para que os alunos compreendam como diferentes áreas do conhecimento se integram na prática profissional. No mercado de trabalho os problemas não vêm segmentados por disciplina, e os nossos estudantes precisam estar preparados para essa realidade. Assim, em cada semestre é proposto um desafio prático aos alunos, baseado em situações reais. Os estudantes devem trabalhar em grupos e utilizar os conhecimentos das disciplinas daquele semestre para propor soluções ou diagnósticos aos casos apresentados, simulando o mercado de trabalho'', explica o Coordenador de Projetos Educacionais, Prof. Me. Rafael Povedano.
O novo modelo pedagógico foi desenvolvido a partir de um processo complexo e colaborativo, iniciado no segundo semestre de 2023, que contou com a participação de todos os líderes da Instituição.
As atividades foram cuidadosamente planejadas para abranger as principais áreas do mercado de trabalho, e também consideraram o perfil de egresso de cada curso. A partir de 2025, todos os cursos da FHO terão disciplinas 100% presenciais e os projetos interdisciplinares como parte de sua matriz curricular.
Essa mudança visa formar uma geração de estudantes que valoriza as conexões humanas, a qualidade dos professores, a troca de experiências em atividades interativas e o desenvolvimento de habilidades práticas que os destaquem em sua área de atuação. ''Essa abordagem está alinhada à nossa Missão de formar profissionais competentes e ao nosso compromisso de atender às expectativas dos nossos alunos quanto à sua experiência universitária. Trata-se de um trabalho que tem mobilizado todos os nossos cursos de graduação, com o empenho dos coordenadores, dos docentes que integram os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e especialmente dos professores que estarão atuando nos projetos interdisciplinares que em trabalho conjunto estarão integrando conhecimentos e saberes de diferentes áreas do conhecimento criando cenários e situações que serão vivenciadas pelos futuros profissionais”, explica o Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes.
Como parte desse novo modelo, a FHO está investindo na criação de Laboratórios de Metodologias Ativas, projetados para transformar a experiência acadêmica dos alunos. Nesses ambientes, os estudantes trabalham em grupo ou individualmente nos desafios propostos, assumindo o protagonismo em sua jornada de aprendizagem.
Durante as aulas, os alunos serão incentivados a aplicar o que aprenderem em sala de aula por meio de metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339