Alunos da escola Liceu Anglo Araras tiveram a oportunidade de participar do projeto de extensão universitária ''Ponte de Macarrão'', realizado pelo Núcleo de Engenharia da FHO no primeiro semestre. As atividades aconteceram durante a Gincananglo, evento acadêmico que reúne os estudantes da escola em equipes para participarem de provas e desafios.
O projeto Ponte de Macarrão da FHO tem como objetivo estimular a criatividade e a capacidade crítica dos estudantes por meio de projetos de engenharia e de atividades práticas relacionadas com as disciplinas teóricas das áreas de exatas.
Inicialmente, os alunos participaram de uma aula ministrada por estudantes dos cursos de Engenharia nos laboratórios do Núcleo de Engenharia da faculdade. Nesta atividade clássica da engenharia, os alunos aprenderam conceitos básicos de estrutura, força e design para, em seguida, utilizarem itens como macarrão e cola quente para construir pontes uma estrutura que suportasse o maior peso possível sem colapsar.
O professor Carlos Awano, responsável pelo projeto, destacou a importância dessas atividades para envolver alunos do ensino médio em projetos reais e conectados com a ciência e tecnologia. ''Os alunos entenderam os fenômenos essenciais para a realização de um projeto em engenharia e se sentiram motivados a aprender e questionar sobre os conceitos utilizados para a construção da ponte de macarrão. A prática de elaborar um projeto a partir do zero traz bons resultados, por ser um instrumento de aprendizado mais palpável e visual, incentivando os estudantes a entenderem situações do cotidiano que envolvem conceitos de engenharia'', explicou.
O sucesso do projeto foi celebrado com uma competição final, realizada na quadra do Colégio, onde as pontes de cada equipe foram testadas até o ponto de ruptura.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339