Terça-Feira - 25 de junho de 2024
FHO reinaugura a Farmácia-Ensino ''Profª. Ma. Cristina da Cruz Franchini''

Na manhã de sábado (22), a FHO vivenciou mais um momento importante em sua história: a reinauguração da Farmácia-Ensino, que passou a ser denominada ''Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini'' em homenagem à professora e Coordenadora de Comunidade e Extensão.

A homenagem da Fundação Hermínio Ometto reconhece os 38 anos de dedicação da professora, que tem sua história conectada com a da Instituição. Ex-aluna da 1ª turma do curso de Farmácia, a Profª Cristina formou-se em 1985 graças a uma bolsa de estudos concedida pelo empresário Dr. Hermínio Ometto e iniciou sua carreira na FHO como técnica, passando em seguida a ser professora dos cursos da área de saúde e a assumir a Coordenação de Comunidade e Extensão.

A solenidade contou com a presença de membros do Conselho Universitário (CONSU); de dirigentes; de coordenadores de curso e chefes de setores técnico-administrativos; de professores e funcionários técnico-administrativos, alunos e de familiares e convidados da Profª Cristina.

Em seu pronunciamento, o Presidente do Conselho Superior da Fundação, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite, destacou a sua atuação nas diversas atividades das quais é responsável e que vão muito além da sala de aula. ''A Cristina leva nossa imagem ao mundo extramuros e é a embaixadora da nossa Fundação Hermínio Ometto. Ela nos representa nos diversos eventos que somos convidados; estabelece os contatos de parceria com entidades e abre os campos de estágio para os alunos; além de preparar com muita atenção e competência as campanhas em prol da saúde e os eventos institucionais. (...) Ela  representa tudo aquilo que a nossa Missão contempla e se orgulha em apresentar: formar profissionais competentes e principalmente pessoas comprometidas com a construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável. Agradecemos de coração sua dedicação, seu empenho, envolvimento e seu modo de vivenciar os ideais e propósitos da nossa Instituição''.

O Reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. José Antonio Mendes, apontou a merecida homenagem à professora, alguém que viu, viveu e testemunhou a evolução da FHO e que participou e ajudou a escrever várias páginas dessa trajetória. ''Eu conheci a Cristina quando cheguei aqui na FHO há 30 anos atrás. E logo pude constatar in loco ela envolvida em trabalhos comunitários. De alguma forma ela foi atraída e incluída nessas ações, em um momento que não se falava tanto em projetos de Extensão. E ela própria foi demonstrando uma qualidade particular que não era comum encontrar entre os docentes: se dedicar às ações voltadas para a comunidade''.

A Coordenadora do Curso de Farmácia e ex-aluna da professora, Dra. Fernanda Flores Navarro, mencionou que o comprometimento, competência e amor pelo ensino e pela extensão universitária da Profª Cristina tem inspirado gerações. ''Ao longo do tempo, você não apenas se destacou como uma educadora exemplar, mas também como uma mentora incansável, guiando seus alunos com sabedoria e carinho, seja nas inúmeras legislações farmacêuticas ou nas temíveis alterações hematológicas'', disse ela. ''Sua dedicação apaixonada pela Farmácia e pela extensão universitária não conhece limites, refletindo-se não apenas em seus ensinamentos, mas também em sua presença calorosa e encorajadora nos corredores e nas salas de aula''.

Por fim, a professora também foi homenageada pela filha Camila, que reforçou a importância da FHO na vida da professora e seu papel como inspiração e exemplo diário. ''São poucas as pessoas que podem contar o tempo de trabalho e dedicação a um lugar em décadas e ainda se sentirem inspirados e conectados com este mesmo lugar. Mas essa é a sua história. A FHO te trouxe uma nova visão sobre a vida, uma profissão que você ama e uma carreira linda. E é esse tipo de oportunidade que você se orgulha em ver ser continuado, todos os dias pela Instituição, com milhares de jovens podendo enxergar um futuro diferente e mudarem a vida das suas famílias - como você mudou a nossa - graças a um ensino superior de qualidade''.

Emocionada, a Profª Cristina agradeceu a homenagem e se disse profundamente grata por cada momento e por cada pessoa que faz parte da sua história na Instituição. ''Desde que comecei minha jornada como professora, tenho sido inspirada diariamente pela dedicação dos meus colegas professores, dos meus alunos e principalmente pela equipe que faço parte e que muito me honra'', comentou, ressaltando também em seu discurso, a importância da Farmácia-Ensino, que este mês completa 20 anos de funcionamento. ''Como muitos sabem, sou da primeira turma do Curso de Farmácia da FHO, antes FRESA, e me recordo da nossa luta em termos uma Farmácia-Ensino que atendesse as necessidades de formação do egresso da instituição. E este sonho se realizou graças ao apoio dos dirigentes desta Instituição e da Fundação Hermínio Ometto. Este não é apenas um prédio, mas um símbolo do compromisso desta Instituição com a excelência na educação farmacêutica. Que ele continue a ser um lar para futuras gerações de estudantes, um local onde o conhecimento é transmitido e o espírito de inovação é cultivado''.